Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Grupo Gira faz de março mês de atividades culturais. Confira:

Um mês de atividades importantes. Assim está sendo o março. A oficina básica de elaboração de projetos está indo até as cidades circunvizinhas à Iporá. Ontem, dia primeiro, foi em Israelândia. Hoje, em Jaupaci. Amanhã, em Diorama. Nesta sexta-feira, em Iporá, na UEG, às 18 horas.

A agenda de atrações para 2016 começa, agora em março, com um amplo processo de formação em Produção Cultural, que contará com oficinas de Elaboração de Projetos e um curso em Economia da Cultura, afirmando a perspectiva de profissionalização dos agentes culturais adotada pelo Gira Circuito Cultural desde sua origem.

Também em março, começarão as oficinas e vivências dos projetos Mais Cultura nas Escolas, dos Ministérios da Cultura e da Educação. O Gira é responsável pelo projeto #OArtistaAcordou, do Colégio Ariston Gomes, onde acontecerão diversas oficinas e vivências que serão mediadas por artistas de Iporá e região para os alunos do Colégio, que escolherão as oficinas de mais interesse nas próximas semanas. Já no CEPI Osório, o projeto Artistas da Rua também conta com o apoio do Gira. Por ele, acontecerão oficinas articuladas aos clubes juvenis que integram a proposta pedagógica da instituição de ensino.

Em abril, chega mais uma vez o Luau do Gira, evento tradicional na cena cultural de Iporá. A décima segunda edição do Luau do Gira contará com palco aberto aos diversos artistas de diferentes linguagens que integram a rede. Para essa primeira edição de 2016, o Gira convida todos os artistas que já se apresentaram nos palcos do Luau em outras edições ou no Gira Festival de Arte a levarem um pouco do seu talento.

Também em abril, começará o projeto Cerrado Hipertextual – Ciclo de Experimentações em Poesia Hipertextual, uma parceria do Gira com a Universidade Estadual de Goiás – UEG. De forma alinhada à força que a poesia sempre teve no Gira, esse processo de formação vai da Poesia Contemporânea à Poesia Hipertextual, passando pela Poesia Concretista e pela Poesia Multimídia. O projeto conta com a participação ativa do Coletivo Palavra [Brasília], que compartilhará com a comunidade de Iporá e região sua experiência no trabalho com Arte e Tecnologia. O Coletivo Palavra ainda gravará imagens em algumas cachoeiras da região e no Morro do Macaco, para compor os videoclipes do músico iporaense Eros Trovador, atualmente em produção de forma integrada às atividades do Gira.

Várias dessas atividades previstas seguem até junho, fechando um semestre de afirmação do talento local, com diversas oportunidades de desenvolvimento das habilidades artísticas nas instituições de ensino para toda a comunidade – importante lembrar que mesmo as atividades do Gira que acontecem em colégios ou faculdades não são restritas aos estudantes, sempre são reservadas vagas para a comunidade em geral.

Os primeiros eventos, em março, são voltados ao aperfeiçoamento dos artistas e outros agentes culturais locais. Uma série de oficinas capacitará os participantes na elaboração de projetos para participar de editais públicos de incentivo à Cultura. Acontecerão quatro turmas da Oficina Básica de Elaboração de Projetos – em Diorama, Iporá, Israelândia e Jaupaci. Fechando o ciclo de oficinas, será realizada ainda a Oficina Avançada de Elaboração de Projetos, para quem participou da Oficina Básica. Nesse ciclo de oficinas será exposta a estrutura de um projeto de produção cultural e será construído colaborativamente um projeto real. Datas, horários e locais abaixo.

Integrando esse mesmo processo de formação em Produção Cultural e Elaboração de Projetos, acontecerá ainda em março o curso Economia da Cultura. Eros Trovador, Diretor de Produção do Gira Circuito Cultural, mediará o curso que contará com os instrutores Cleomar Rocha [Goiânia], Coordenador do MediaLab da Universidade Federal de Goiás – UFG, e Gustavo Vidigal [Brasília], Coordenador Geral de Ações Empreendedoras do Ministério da Cultura.

Todas as atividades do Gira Circuito Cultural são gratuitas e contam com o fomento de projetos aprovados junto ao Ministério da Cultura, Ministério da Educação, Fundação Biblioteca Nacional e Fundo Estadual de Arte e Cultura de Goiás.

O Gira Circuito Cultural entra no seu quarto ano de produção em Iporá e região. Consolidando sua vocação de circuito cultural, os colaboradores do Gira já produzem diversas atividades que acontecerão nos próximos meses, sempre de forma integrada a outros polos culturais do Cerrado e ao eixo metropolitano Goiânia-Brasília.

Mais informações:
giracircuitocultural.art.br
facebook.com/girafestival

 

SERVIÇO – PROCESSO DE FORMAÇÃO EM PRODUÇÃO CULTURAL

OFICINA BÁSICA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS

01 de março – terça-feira
Israelândia
Colégio Municipal Boas Novas
18h

02 de março – quarta-feira
Jaupaci
Secretaria Municipal de Assistência Social
18h

03 de março – quinta-feira
Diorama
Câmara Municipal
17h

04 de março – sexta-feira
Iporá
Universidade Estadual de Goiás – UEG
18h

OFICINA AVANÇADA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS
05 de março – sábado
Iporá
Universidade Estadual de Goiás – UEG
14h

CURSO ECONOMIA DA CULTURA
18, 19 e 20 de março – sexta a domingo
Iporá
Universidade Estadual de Goiás – UEG

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

livro-do-jose-ailton
Pastor José Aílton lança livro de poesias em culto no próximo domingo
capa-teeee
Obra de Miro Souza é doada em evento da Escola Israel Amorim
WhatsApp-Image-2024-04-09-at-18.31
Artistas são chamados para Conferência de Cultura nesta quarta-feira
WhatsApp-Image-2024-04-09-at-06.17
A partir de hoje tem mostra gratuita de cinema no IF Goiano
WhatsApp-Image-2024-02-06-at-10.45
Verba desviada da cultura será realocada após procedimento judicial
livro-do-jose-ailton
Pastor José Aílton lança livro de poesias em culto no próximo domingo
capa-teeee
Obra de Miro Souza é doada em evento da Escola Israel Amorim
WhatsApp-Image-2024-04-09-at-18.31
Artistas são chamados para Conferência de Cultura nesta quarta-feira
WhatsApp-Image-2024-04-09-at-06.17
A partir de hoje tem mostra gratuita de cinema no IF Goiano
WhatsApp-Image-2024-02-06-at-10.45
Verba desviada da cultura será realocada após procedimento judicial