Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

“Bovinocultura” está na programação da Agrotecnoeste

O tema “bovinocultura” não poderia ficar de fora da programação da Agrotecnoeste – Feira de Potencialidades do Oeste Goiano, que acontece entre os dias 20 e 22 de outubro, na Fazenda Escola do IF Goiano – Campus Iporá.

O mercado de leite será tema da palestra do consultor da Embrapa Lorildo Stock, no dia 20, às 13 horas. De forma comparativa, ele vai analisar os fatores de competitividade no Brasil e no exterior, tentando discutir as limitações brasileiras. Além disso, vai falar de estrutura produtiva, custos de produção, sazonalidade e perspectivas.

A produção de leite será discutida também pelo professor Milton Luiz Moreira Lima, da UFG, no dia 21, às 11h. Em sua palestra, o professor vai comentar a viabilidade econômica da atividade e os fatores determinantes da rentabilidade do negócio. Segundo ele, “o custo de produção importa mais que o preço de comercialização do leite” e, por isso, é importante conhecer as particularidades da produção.

Para tratar do mercado de carne, o consultor da Cargill Nutron, Eduardo Batista, fará uma palestra no dia 21, às 13h. Serão discutidos os potenciais para os produtores que investem em mais tecnologia, produzindo em maior escala. Segundo ele, “nesse momento de crise, o consumidor busca carne com preços mais acessíveis e, por isso, o produtor precisa se preocupar com a produtividade, além, é claro, dos critérios de rastreabilidade e o respeito à legislação”.

O professor Eduardo Rodrigues de Carvalho, do IF Goiano, apresenta, no dia 20, a partir das 13h, um minicurso sobre bovinos de corte em confinamento. Ele vai tratar do hábito dos animais de selecionarem partículas da ração. Isso gera uma diferença entre a ração originalmente formulada e o que é efetivamente consumido e, dessa maneira, o ganho de peso dos animais pode sofrer impactos negativos. No minicurso serão discutidas estratégias para minimizar esse consumo seletivo e o impacto sobre o ganho de peso.

No último dia de evento, 22, às 8h, acontece um minicurso sobre planejamento genético de rebanhos, promovido pelo médico veterinário Tiago do Prado Paim, do IF Goiano. Nesse minicurso, será discutido como o produtor deve planejar a escolha das raças de rebanho bovino, comentando questões como cruzamento e raças puras. O minicurso vai tratar tanto de gado de corte quanto de leite.

Resumo da programação sobre bovinocultura

20/10 – 13h – Minicurso: Seleção de partículas da ração de bovinos de corte em confinamento – Eduardo Rodrigues de Carvalho (IF Goiano)

20/10 – 13h – Palestra: Mercado, competitividade e eficiência da cadeia produtiva de leite e derivados – Lorildo Aldo Stock (Embrapa Gado de Leite)

21/10 – 11h – Palestra: Viabilidade econômica da produção de leite – Milton Luiz Moreira Lima (UFG)

21/10 – 13h – Palestra: Tendências do mercado da pecuária de corte no Brasil – Eduardo Batista (Cargill/Nutron)

22/10 – 8h – Minicurso: Planejamento genético de rebanhos: qual a melhor raça – Tiago do Prado Paim (IF Goiano)

Acesse:
Programação completa (https://ipora.ifgoiano.edu.br/agrotecnoeste/?page_id=24)

 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas