Área plantada de soja aumenta cerca de 60% em Iporá e circunvizinhanças

09/01/2014 15:00:36
  • Imprimir
soja-no-oeste-goiano-01.jpg

Giovanni Rezende Costa, agrônomo da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo) e que atua em vendas, assessoria e assistência técnica em lavouras de soja na região, afirma que dentro do município de Iporá e de circunvizinhos, nesta safra 2013/2014, a área plantada de soja aumentou cerca de 60%. Já são 6.570 hectares. Esse cálculo leva em conta as terras dos municípios de Iporá, Diorama, Amorinópolis, Ivolândia e Palestina de Goiás.


“Todos que plantavam soja continuam na atividade e alguns aumentaram sua área cultivada”, afirma Giovanni. E acrescenta que o mais significativo foi o ingresso na atividade de outros produtores. O agrônomo relata que as lavouras estão boas. O preço da saca de soja continua com nível bom no mercado: 57 reais.


Produtores de soja em Iporá e municípios circunvizinhos


Gilberto Scudeller Pena (Iporá) – 700 hectares
Áthila Farina (Iporá) – 1.350 hectares
Gustavo Henrique Cruvinel (Iporá) – 1.250 hectares
Gessimar Ferreira Gomes(Diorama) - 300 hectares
Wellington Abadio (Diorama) - 340 hectares
Divino Peixoto (Amorinópolis) – 330 hectares
Eurípedes Leão (Amorinópolis) – 320 hectares
Alex Calil e Calil Rahal (Ivolândia) – 1.000 hectares
Paulo Paes (Iporá) – 250 hectares
Edimar Ruffato (Diorama) – 450 hectares



Novos produtores


Euclécio Dinamar (Amorinópolis) – 170 hectares
Joaquim Leite (Iporá) – 135 hectares
Paulo César Santos (Palestina) – 150 hectares


 

  • Plantio de soja na região
  • Plantio de soja na região
  • Plantio de soja na região
  • Plantio de soja na região
  • Plantio de soja na região
O que achou dessa Notícia?
11 votos

6 comentários

  • Sivaldo Pereira Cardoso 10/01/2014 22:51:01

    É muito gratificante ver uma visualização minha por volta do ano de 1995, quando transitava com minha bike na propriedade da família do Gustavo Cruvinel parei debaixo de uma árvore e olhei para todos os lados e visualizei uma grande plantação de soja como naquela época havia conhecido nos municípios de Montividiu, Rio Verde e Jataí. Iporá e cidades da região estão no caminho certo, pois, a soja traz grandes benefícios e pelo visto as autoridades locais estão empenhadas em trazer o desenvolvimento para Iporá e região.
  • Danilo Gleic 10/01/2014 09:55:05

    e nos estamos mediando esse diálogo que pode render a vinda dessas empresas de grande porte para nosso município, vamos aguardar. Danilo Gleic
  • Danilo Gleic 10/01/2014 09:54:28

    Quero aqui dizer que estamos empenhados e entusiasmados com o crescimento da área plantada de soja em Iporá e na região, um aumento de 60% de acordo com pesquisa realizada recentemente pelo agrônomo da COMIGO Giovanni Rezende Costa. Eu e meu companheiro de luta Naçoitan Leite Naçoitan Leite II queremos parabenizar os investidores que por aqui plantam e cultivam seu produto (Soja), e reafirmar que o poder público está empenhado e colaborando com esse crescimento e tem feito constantes contatos com a COMIGO através do senhor Aguilar e ainda com a Super Frango através do Empresário José Garrote, como já divulgado aqui essas pessoas estão próximas de fazer seus investimentos aqui em nossa região. Com a COMIGO a conversa já esta bem adiantada e breve tem novidades, o senhor José Garrote da Super Frango em visita a Iporá nos afirmou que nossa região é muito propícia para os investimentos que ele pretende fazer
    • Walker Carlos Farias 10/01/2014 18:34:21

      Caro Prefeito, vi aqui no Oeste Goiano a materia veiculada, sobre a possível vinda da Super Frango para a região. Quero parabenizá-los pela iniciativa, essa é uma das principais funções do poder público, trazer geranção de renda, implicando em emprego, incremento de receita e acima de tudo visibilidade para região, acarretando em mais empresas interessadas, para contribuir com o crescimento alavancando de vez o desenvolvimento econômico. PARABÉNS!!!
    • Walker Carlos Farias 10/01/2014 18:26:05

      Caro Prefeito, vi aqui no Oeste Goiano a materia veiculada, sobre a possível vinda da Super Frango para a região. Quero parabenizá-los pela iniciativa, essa é uma das principais funções do poder público, trazer geranção de renda, implicando em emprego, incremento de receita e acima de tudo visibilidade para região, acarretando em mais empresas interessadas em vir para região. PARABÉNS!!!
  • Thales Vieira 09/01/2014 20:46:27

    Essa área plantada é muito pequena comparativamente a áreas de fato produtoras de soja, coisa mínima mesmo.
  • wil jess MOREIRA da silva 09/01/2014 18:02:14

    Diorama, 1090 ha , Iporá 4.685 ha, Ivolania 1000 ha etc, isto implica em duplicação de rodovias, hospital regional, extenção a UFGo........................
  • Walker Carlos Farias 09/01/2014 16:37:08

    ´Muito bom saber que nossa região está em desenvolvimento, diversificando nossa renda. Está faltando agora é chegar uma Agroindustria ( BRF, Super Frango, Pif Paf, etc... ), criar pequenas cooperativas, e por aí vai. Falta muito insentivo por parte do poder publico, instituições financeiras, para estas regiões que estão em abertura e promovendo desenvolvimento onde não tinha. Sou Engenheiro Agrônomo e atuo nesse segmento a mais de 15 anos, trabalhando na industria de defensivos agrícolas, e posso dizer que é muito gratificante ver isso tudo acontecer, por que sempre apostei no potencial da nossa região, o que falta é organização por nossa parte (Técnicos, Produtores, Instituições Financeiras, revendas etc...).

Comente