Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Definida programação da Agrotecnoeste. Evento começará na quinta-feira

Uma boa programação de palestras e mini-cursos enriquece o grande evento que ora é preparado pelo Campus Iporá do IF Goiano. A produção de aves, peixes, suídeos silvestres e mel são alguns dos temas de pecuária na programação da Agrotecnoeste – Feira de Potencialidades do Oeste Goiano, que acontece entre os dias 20 e 22 de outubro na Fazenda Escola do IF Goiano – Campus Iporá.

O consultor da Tectron Eduardo Guimarães Tibery Queiroz vai discutir em sua palestra, no dia 20 às 17h, de que modo a produção de aves em pequena escala pode ser lucrativa. De acordo com ele, na comparação com a avicultura industrial, o diferencial do pequeno produtor é o próprio produto, como o frango caipira.

“Esse produtor não pode se esquecer que a atividade dele é um nicho dentro da avicultura e que, por isso, seu mercado é limitado”, explica. Dessa maneira, estar atento a questões como material genético e prevenção de doenças, por exemplo, segundo o consultor, pode gerar bons resultados econômicos, assunto que será abordado na palestra.

A piscicultura é assunto de minicurso do consultor da Emater Gilnei Furtado de Queiroz, no dia 21, às 15h, e da palestra de Rolando Mazzoni, também da Emater, no dia 22, às 9h. O diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural de Emater, Antelmo Teixeira Alves, explica que a piscicultura é uma atividade que exige pouco espaço e gera bons resultados, sendo, por isso, uma opção interessante para pequenos produtores rurais.

Ele lembra ainda que a região do oeste goiano tem muitos cursos d’água que favorecem a atividade e já possui muitos produtores. A ideia da Emater é trazer informações e novidades, além de expor uma proposta para dinamizar as pesquisas na área.

Outro tema a ser tratado é a sanidade e o uso econômico de suídeos silvestres, em palestra da pesquisadora Adriana Marques Faria, da UFG, no dia 21, às 17h. De acordo com Adriana, existe mercado para a carne dessas espécies que não está sendo atendido. Boutiques de carnes e alguns restaurantes, por exemplo, trabalham com cortes e tipos de carnes diferentes, o que abre oportunidades para a criação comercial desses animais.

Ainda segundo ela, o investimento inicial no negócio é relativamente baixo e uma das vantagens da criação é que contribui para a preservação das espécies, uma vez que diminui a caça e o abate ilegais. No entanto, “por serem animais selvagens, deve haver constante monitoramento sanitário, como exigem os órgãos de controle nesse tipo de criação”, explicou.

Por fim, o professor Victor Manuel Aleixo, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) vem à Iporá para falar de apicultura na agricultura familiar. A palestra é no dia 21, às 16h. Além de discutir algumas questões importantes da produção, o professor vai tratar da importância econômica e social da atividade para o pequeno produtor, não só na região e no Brasil, como também em todo mundo.

Segundo ele, será uma oportunidade de mostrar que “a apicultura é uma atividade simples, divertida e que colabora enormemente para a sustentabilidade”, comentou. O tema da apicultura também será abordado no minicurso do professor Edivaldo Gonçalves da Silva, da UEG, também no dia 21, às 13h30.

Resumo da programação sobre alternativas de pecuária:

20/10/2016
17h – Palestra: Produção avícola voltada para o pequeno produtor – Eduardo Guimarães Tibery Queiroz (Tectron)
21/10/2016
13h30 – Minicurso: Apicultura para pequenos produtores – Edivaldo Gonçalves da Silva (UEG)
15h – Minicurso: Piscicultura para pequena propriedade rural – Gilnei Furtado de Queiroz (Emater)
16h – Palestra: Apicultura para agricultura familiar – Victor Manuel Aleixo (IFMT)
17h – Palestra: Sanidade e uso econômico de suídeos silvestres – Adriana Marques Faria (UFG)
22/10/2016
9h-9h45 – Palestra: Histórico e oportunidades da piscicultura em Goiás – Rolando Mazzoni (Emater)

Para informações sobre a programação completa, acesse o site do evento (www.ifgoiano.edu.br/agrotecnoeste).

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
1-3
Equatorial Goiás inaugura nova base operacional em Iporá
Screenshot_1
Goiás registra mais de 14 mil novos pequenos negócios
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
1-3
Equatorial Goiás inaugura nova base operacional em Iporá
Screenshot_1
Goiás registra mais de 14 mil novos pequenos negócios