Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Pesquisas são apresentadas sobre alimentos volumosos

IF Goiano: Iporá tem mais um dia de campo

Produtores rurais participaram de mais um dia de campo no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Iporá, para conhecer os resultados parciais de uma pesquisa sobre a avaliação de alimentos volumosos para bovinos de corte em confinamento. O evento aconteceu na tarde da última sexta-feira, 12, no setor de Bovinocultura da fazenda-escola do câmpus.

Ao longo da tarde, os convidados receberam informações sobre a “Viabilidade técnica e econômica da utilização da cana-de-açúcar in natura ou ensilada e silagem de milho na alimentação de bovinos de corte em confinamento”, que é o título da pesquisa em andamento.

De acordo com o coordenador da pesquisa, professor Eduardo Rodrigues de Carvalho, “a alimentação bovina contribui com cerca de 70% do custo da terminação do animal em confinamento e influencia diretamente no ganho de peso do animal”. Por isso, segundo ele, “a escolha correta do volumoso aliada à estratégia adequada de alimentação, em função das características e recursos de cada propriedade, são de fundamental importância para o sucesso e lucratividade dos confinamentos”.

Também estiveram presentes no evento o reitor do IF Goiano, Vicente Pereira de Almeida, o pró-reitor de administração, Claudecir Gonçales, o pró-reitor de extensão, Sebastião Nunes, além dos diretores e coordenadores do câmpus.

Experimento

Os resultados apresentados no dia de campo se referem a 56 dias de experimento. Hoje, dia 15, os animais completaram os 70 dias previstos no projeto e foram abatidos. O pesquisador Tiago do Prado Paim, médico veterinário que também orienta a pesquisa, explica que agora o grupo vai “compilar os dados obtidos no abate como, por exemplo, peso de carcaça, peso das porções comerciais e espessura de gordura de cobertura”.

Em seguida, será realizada a análise estatística desses dados. Foram testadas três dietas diferentes, utilizando dois tipos de baia, coletiva a sol pleno e individual coberta. Segundo Tiago, a análise estatística permite isolar os resultados decorrentes de variações entre os animais. “Feito isso, poderemos afirmar se houve ou não diferença significativa entre os tratamentos testados”, explica.

Por outro lado, a avaliação da viabilidade econômica, que é a maior preocupação dos produtores, é mais complexa que a avaliação da viabilidade técnica. Segundo o pesquisador, “os custos de produção podem variar de um produtor para outro, devido à experiência prévia do produtor com uma das culturas, disponibilidade de terra, maquinário, mão de obra, além de outros fatores como preço de insumos”.

No entanto, os dados de produção de carcaça permitem fazer uma análise econômica mais robusta, que incorpore estas variações de forma a auxiliar cada produtor a tomar sua decisão quanto ao uso de silagem de cana, cana in natura ou silagem de milho.

A pesquisa apresentada é realizada pelos alunos Sérgio Antonio Schwartz Custodio, mestrando do Câmpus Rio Verde, Kaique Moreira Dias, aluno do curso de Agronegócio do Câmpus Iporá, Diego Azevedo Leite da Silva, Marcus Paulo Pereira Tomaz e Rodrigo de Oliveira Goulart, do curso de Agronomia do Câmpus Iporá.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas