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Biólogo Dhego Ramon fala da importância da Gestão Ambiental


O curso, na Faculdade de Iporá (FAI) está em tempo de matrículas. Tecnologia em Gestão Ambiental é um curso que forma um profissional que é muito importante na sociedade moderna. O bólogo e professor Dhego Ramon relatou para o Oeste Goiano sobre a forma como o curso é levado a efeito, sempre colocando os alunos em interação com fatos reais da comunidade local.


Os alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da FAI (Faculdade de Iporá – GO) sob orientação do professor MSc. Dhego Ramon (Biólogo, Mestrado em Ecologia e Conservação) fizeram durante o mês de Maio e Junho de 2012, visitas técnicas para elaboração de Estudos de Impacto Ambiental e Pareceres Técnicos sobre problemas ambientais na área urbana da cidade de Iporá – GO e entorno.

Segundo o professor, que hoje é coordenador do curso, tais atividades são de crucial importância para a formação de profissionais tecnicamente qualificados e eticamente engajados, recursos humanos estes que hoje o município de Iporá não tem. A primeira turma está composta por 18 alunos, que estão se dedicando e em breve estarão à disposição do mercado de trabalho em toda região. Uma nova turma entrará agora em 2013, e as inscrições para vestibular estão abertas.

Estes alunos terão conhecimento e serão capazes de atuar sobre vários temas, Ecologia, Conservação, Educação Ambiental, Problemas Ambientais, Legislação Ambiental e Licenciamento Ambiental, etc. além de atuar profissionalmente como gestores ambientais, capazes de planejar atividades com reflexo das necessidades regionais, que imperam veementemente por atitudes de preservação e conservação ambiental. Ainda serão capazes de realizar assessoria e consultoria técnica ambiental, um ramo que hoje é crescente no mercado, com o surgimento de grandes obras de atividade potencialmente poluidoras causadoras de significativo impacto ambiental que direta ou indiretamente necessitam de licenciamento.

No primeiro semestre de 2012, as atividades se concentraram em duas áreas. 1° Lago Pôr do Sol, Marginal Tamanduá e Parque Municipal da Cachoeirinha e 2° Lixão. Através dos métodos de estudo de impacto ambiental Ah hoc e Check-list os alunos foram capazes de identificar os impactos ambientais:


Na área entorno do Lago por do Sol foram identificados vários impactos destacando a falta de planejamento urbano, pastagens antropizada, criação de animais exóticos, poluição por esgoto doméstico e “chiqueiro”, além de compactação e assoreamento de áreas húmidas.

Já na Marginal tamanduá foram identificados vários impactos, desde a falta de planejamento urbano, além de muita poluição, na maioria provocada aparentemente por empreendimentos que de acordo com as leis ambientais devem passar por uma avalição para licenciamento ambiental, que independente disto, deve executar e seguir o Plano de Controle Ambiental (PCA).

No Parque Ecológico da Cachoeirinha, a situação também não é diferente foram identificados impactos desde a poluição, corte raso de árvores do Cerrado, avanço da construção civil sobre os limites do parque, e até o uso irregular do solo da mata ciliar ao longo do córrego Santo Antônio.
 
No lixão de Iporá, os impactos se concentram, e talvez o mais relevante é a poluição do lençol freático  pelo chorume líquido poluente, de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas, se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente. A solução seria a implantação de um aterro controlado, além de separação do lixo, coleta seletiva e reciclagem.
 
Os alunos também participaram de uma visita técnica na AGROTEC -Centro de Tecnologia Agroecológica de Pequenos Agricultores (GO), em Diorama-GO, com o objetivo de verem na prática a importância da  Gestão Ambiental. Na oportunidade foram discutidas e verificadas as atividades desenvolvidas na área, como por exemplo, cultivo das plantas medicinais, a criação em cativeiro de Porco do Mato – Queixada (Tayassu pecari) e também Tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa). Os alunos aprenderam como funciona o manejo desses animas e ate praticaram algumas atividades, por exemplo, a biometria e contenção de alguns exemplares.

Os alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, através de seus professores, vão além da região de Iporá em busca de conhecimento.
Durante três meses a aluna do primeiro período Daiane Moreira Leite, fez um estágio em Educação Ambiental pelo IBAMA/ICMBio/RAN em Goiânia-GO.  A aluna agora selecionada para participar no mês de Julho de 2012 nas atividades de educação ambiental em acampamentos na temporada Araguaia 2012, sob coordenação do ICMBIO/RAN e SEMARH, em São Miguel do Araguaia-GO.  Estes estágios fazem parte da formação do aluno e são fundamentais para o crescimento e experiência profissional.

 

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