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Pesquisa de alunos mostra uso de bebidas entre adolescentes


À partir de preocupações relacionadas ao uso de bebidas energéticas associadas às bebidas alcoólicas por adolescentes, nós alunos do 3º ano “A” do Colégio Estadual Ari


Consumo, às vezes, é associado, à bebidas alcoólicas

VEJA O RELATO DE ALUNOS

PESQUISA TRAZ DADOS INTERESSANTES

OS PERIGOS DO CONSUMO DE BEBIDAS ENERGÉTICAS ASSOCIADO ÀS BEBIDAS ALCOÓLICAS
À partir de preocupações relacionadas ao uso de bebidas energéticas associadas às bebidas alcoólicas por adolescentes, nós alunos do 3º ano “A” do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, orientados pela professora de matemática Claudimary Moreira que trouxe a proposta do “Projeto Matemática e Cidadania” que é um subprojeto do Projeto de Extensão Matemática Legal que é desenvolvido na escola em parceria com a UEG de Iporá.
Assim, este projeto representa uma oportunidade de proposta de mudanças para o ensino de Matemática contribuindo para melhorar a qualidade de aprendizagem e desmistificar esta disciplina que habitualmente é caracterizada como de difícil aprendizagem. E faz isso apresentando alternativas, estratégias e recursos didáticos que tornem seu ensino prazeroso e eficaz, tanto para professores quanto para alunos, estabelecendo ainda o intercâmbio entre a UEG Iporá e a escola pública.
 
O Projeto Matemática e Cidadania trás a proposta de adequar temas sociais ao ensino da Matemática com o objetivo de proporcionar aos alunos a aquisição de senso critico e de responsabilidade social através das aprendizagens dos conteúdos de matemática da sala de aula. E neste trabalho foi realizada uma pesquisa amadora com o intuito de obter informações sobre o comportamento dos alunos adolescentes de algumas escolas de Iporá, em relação ao consumo de energéticos associados às bebidas alcoólicas.
 
O campo de pesquisa foi o Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, o Colégio Estadual Osório Raimundo de Lima e ENGEMED. A população pesquisada foram os alunos adolescentes do Ensino Médio e a amostra foi de aproximadamente 30% dos alunos que se encontrava em sala de aula no momento da distribuição do questionário, o que resultou na aplicação de aproximadamente 289 questionários que foram respondidos pelos estudantes.
 
A pesquisa aconteceu entre os dias 04 e 07 de fevereiro de 2013. E também estão incluídos na pesquisa alguns dos alunos do 9º ano da Escola Estadual Odilon José de Oliveira. 
 
Após a coleta de dados obtidos através das respostas das questões do questionário, foi realizada a contagem e organização dos dados em tabelas, calculado a frequência relativa e construídos gráficos estatísticos que permitem uma boa visualização dos resultados.
Resultados
Abaixo segue os gráficos que representam o resultado da pesquisa realizada com 289 adolescentes da cidade de Iporá.
A conclusão foi a seguinte: dos 289 adolescentes pesquisados, 80% já fez ou faz uso de bebidas energéticas.
 Sendo que 24% responderam que fazem o uso de energético puro, 56% é o número de adolescentes que fazem o uso com bebidas energéticas associadas às bebidas alcoólicas, 24% responderam que não usam esse tipo de bebida e 4% não responderam ao questionário. 
As bebidas mais usadas juntamente com as bebidas energéticas em misturas são de alto teor alcoólico como vodka e wísque.
Dentre os que usam a bebida misturada com álcool a grande maioria cita como efeitos conseqüentes a cefaléia ou dor de cabeça e insônia. E dentre os que consomem o energético puro a maioria cita que não sente nada de diferente. O que dá indícios de que os jovens não têm parado para observar o próprio corpo. E pouco conhece das suas reações, visto que, não percebem o aumento da frequência cardíaca que é cientificamente confirmada.
A grande maioria dos pesquisados responderam que sentem o efeito de alegria ou que sente insônia após o consumo deste tipo de mistura.
Qual o motivo das preocupações?
Os energéticos são bebidas usadas por jovens, adolescentes, adultos, com o objetivo de melhorar o desempenho físico. 
 
O seu uso natural e regulado pode até trazer benefícios ao usuário, porém, o que tem sido motivo de preocupações é o uso desse tipo de bebida misturado a outras bebidas alcoólicas, como vodka, uísque, cerveja e outras.
E onde está o perigo?
  Muitos jovens não sabem que podem que o uso indiscriminado pode causar danos para sua saúde. Em sua composição há cafeína e a efedrina, que estimula a pessoa a ter melhor desempenho físico. No entanto, algumas marcas contêm uma substância chamada taurina que juntamente com o álcool pode aumentar o risco de arritmias podendo desenvolver até ataques cardíacos. 
 
Alguns dos ingredientes que compõem os energéticos ajudam a “disfarçar” o sabor das bebidas alcoólicas, tornando-as mais doce, contribuindo para o aumento do consumo. E, além disso, a cafeína aumenta a euforia causada pela bebida e diminui a sensação de embriaguez, fazendo a pessoa sentir que está ”menos alcoolizada” do que verdadeiramente está. Assim, essa mistura pode causar maiores riscos porque não diminui comprometimento real do álcool no organismo. 
 
Os adolescentes que consomem esta mistura são mais propensos a ficarem bêbados cada vez mais jovens, a beberem maiores quantidades de álcool e desenvolver mais facilmente a dependência alcoólica do que aqueles que não consumem.
 
Os principais efeitos no organismo causados pelo uso de energético é aumento da frequência cardíaca, insônia, elevação da pressão arterial, podendo causar até câimbras. E seu uso contínuo pode futuramente contribuir para o desenvolvimento de uma possível osteoporose. 
Conclusões
De acordo com os resultados da pesquisa que realizada, ficou claro que, a grande maioria dos jovens e adolescentes faz uso de energéticos e destes um percentual muito alto os consome misturado às bebidas alcoólicas.
 
E o que pretendemos agora é divulgar estes resultados para além da sala de aula para que possa ser útil à sociedade como forma de alerta para pais e adolescentes. E que este trabalho escolar possa representar mais que uma nota no final do bimestre. Que chegue a cada jovem e adolescente e em especial aos da nossa cidade de Iporá. 
 
E que possa contribuir para conscientizá-los de que a alegria e o ânimo de viver não estão apenas em um copo de energético ou qualquer outra bebida, mas sim, nas pequenas coisas do dia a dia, nos pequenos atos na vontade de viver. Na vontade de vencer e na coragem surgem de dentro pra fora.
 E fica aqui o nosso alerta: “Lembrem-se jovens! Suas atitudes hoje dirão quem vocês serão amanha”.
 
 E ai? Vocês querem ficar dependendo de bebidas para ser feliz? Ou vão encarar a vida e lutarem por suas conquistas, atrás de felicidade?
Ação de conscientização
Nos dias 26 e 27 de março será feita a distribuição de panfletos nas escolas e em locais estratégicos da cidade de Iporá. Esse trabalho tem o objetivo de fazer um alerta aos jovens que tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas e bebidas energéticas.
 
Fala da professora Claudimary Moreira (foto autorizada) em relação aos dados apresentados no trabalho
Este é o resultado de um trabalho escolar realizado pelos alunos do 3º A do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva, portando, uma pesquisa amadora que pode conter pequenos erros. 
 
O que deve ser levado em consideração é o trabalho de conscientização que está sendo feito e a formação dos alunos enquanto cidadãos capazes de interferir positivamente no meio em que estão inseridos.
 
Conforme orientado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, é importante que o ensino de matemática deixe de ser centrado em algoritmos e regras visto que esta forma de ensinar torna a aprendizagem dos alunos sem significado porque quando não há a participação ativa dos alunos a aprendizagem e dos conteúdos se tornam insignificantes. 
 
A escola possui um importante papel na vida de seus alunos, pois ela é responsável não apenas pela transmissão de conhecimentos, mas também exerce importante papel no desenvolvimento psicológico do aluno.
 
Ao enfrentar esta problemática, levantando dados e questionando e promovendo reflexões sobre situações do cotidiano adolescente dentro do processo de ensino-aprendizagem tem-se como objetivo a visualização clara da realidade de um meio e de possibilidades de interferência nesse meio e através disto contribuir com uma melhor formação de conceitos por parte dos alunos.
Claudimary Moreira
Professora do Curso de Licenciatura em Matemática da UEG Iporá,
professora de Matemática do Colégio Est. Ariston Gomes da Silva
e Coordenadora do Projeto de Extensão Matemática Legal.
Bibliografia de pesquisa
In: http://www.brasilescola.com/curiosidades/perigo-das-bebidas-energeticas.htm, acesso em 01 mar. 2013
In: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/13178-bebidas-energeticas-e-alcool-sao-uma-combinacao-perigosa acesso em 02 mar. 2013
In: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2012/03/consumidor-se-arrisca-ao-misturar-energetico-com-bebida-alcoolica.html acesso em 03 mar. 2013
In: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/13178-bebidas-energeticas-e-alcool-sao-uma-combinacao-perigosa acesso em 02 mar. 2013

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