Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Alunos de Iporá ganham medalha de ouro em Olimpíada de Matemática

Alunos do Colégio Estadual Odilon José de Oliveira tornaram-se os únicos da região a serem premiados na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteira. Foram dez alunos do 9º Ano “A”, do Colégio Estadual Odilon José de Oliveira ganharam medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteira. Esse prêmio representava algo inimaginável para uma escola pública do interior do estado de Goiás. Os alunos Kaic Matheus Costa Cunha, Camyla Alvarenga Machado, Emília Nádia Dias Leão, Geovana Dias Martins, Luiz Felipe Duarte Pereira, Alan Alves de Oliveira, Matheus Ribeiro Dias, Nickel Gomes Lima, Nicolly dos Santos Souza, Yasmin da Silva Moura foram os responsáveis por esta conquista. Sob a coordenação do Professor de Matemática da instituição, Amarildo de Lima Oliveira Júnior, realizaram a prova em 15 de abril, conforme noticiado por este site (http://www.oestegoiano.com.br/noticias/educacao/a-matematica-em-competicao-entre-alunos-do-colegio-odilon). A importante notícia foi publicada no site www.matematicasemfronteiras.org no dia 11 de junho do ano em curso. Essa conquista poderá credenciá-los a competições, congressos internacionais e fóruns científicos da área nos seguintes países:

 QUANTA 2016 – 22nd International Competition for Science, Mathematics, Mental Ability and Electronics – 17 a 20 de novembro de 2016 – Lucknow – INDIA;
 IYMC Mathematica 2016 – 7th International Young Mathematicians ?Convention – 2 a 5 de dezembro de 2016 – Lucknow – INDIA;
 LIYSF 2016 – London International Youth Science Forum – 27 de julho a 10 de Agosto de 2016 – Imperial College – Londres – Reino Unido;
 NYSF 2017 – National Youth Science Forum – 2 a 14 / 16 a 28 de janeiro de 2017 – Australian National University – Canberra – Austrália;
 International Tournament of Young Mathematicians – 4 a 11 de julho – Univesidade de São Petersburgo – Rússia.

Outra premiação conquistada pelo Colégio Estadual Odilon José de Oliveira foi para os alunos do 5º Ano da Professora Lorrane Cedrine Tavares, contemplados com medalha de menção honrosa, também em nível nacional.

De acordo com informações publicadas no site da Rede Poc, instituição responsável pela realização da etapa brasileira da Olimpíada Internacional, mais de 50 mil estudantes de quase mil escolas públicas e privadas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal participaram da 6ª edição brasileira da maior olimpíada de matemática interclasses do mundo.

Os grupos de alunos organizados em suas salas de aula, sendo 752 classes do 4º Ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, dividirão as 82 medalhas de ouro, as 190 medalhas de prata e as 354 medalhas de bronze, além das 126 menções honrosas pelo excelente desempenho nacional nessa competição única que concilia a complexidade do raciocínio matemático com o trabalho colaborativo. Importa ressaltar que cada classe resolve apenas uma prova, ao contrário das olimpíadas convencionais em que cada estudante resolve sua prova individualmente.

O site da Rede Poc conta ainda a História da Olimpíada Matemática Sem Fronteiras, como sendo a maior competição educacional interclasses do mundo com participação de mais de 200 mil estudantes em 29 países e 10 idiomas. Foi criada em 1990, pela Academia de Strasbourg, órgão do Ministério de Educação da França inicialmente com apenas três países participantes (Alemanha, França e Itália) com o objetivo de promover a integração entre os povos do mundo através da Matemática.

No Brasil, a olimpíada é organizada pela Rede POC – Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento com apoio do CONSED – Conselho Nacional de Secretários da Educação, da Universidade Metodista de São Paulo, do Consulado Geral da França em São Paulo e do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, instituição ligada à Fundação Itaú Social.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação
WhatsApp-Image-2024-03-21-at-05.08
Professor da UEG é autor de publicação internacional
formandos-de-historia-em-ipora
Evento nostálgico vai reunir formandos de História em 1997
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação
WhatsApp-Image-2024-03-21-at-05.08
Professor da UEG é autor de publicação internacional
formandos-de-historia-em-ipora
Evento nostálgico vai reunir formandos de História em 1997