Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Alunos OURO de Iporá são premiados novamente em olimpíada

Após garantir participação em competição internacional na Índia, escola é novamente destaque na 1ª Olimpíada de Matemática de Iporá-OMI 2016. O Colégio Estadual Odilon José de Oliveira, na Vila Itajubá 1, em Iporá, volta a ser notícia pelo bom desempenho de seus alunos em competições de conhecimentos. Depois de conquistar o primeiro lugar na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF), em junho, e garantir a participação da única escola goiana na 7ª Convenção Internacional Jovens Matemáticos (IYMC), que será realizada em dezembro, na Índia, a instituição de ensino agora é destaque na 1ª Olimpíada de Matemática de Iporá (OMI), na qual foram premiados – em primeiro lugar – o professor Amarildo de Lima Oliveira Júnior (medalha de Ouro e poupança no valor de R$1 mil), à escola (troféu de ouro e R$1 mil em materiais didáticos) e o aluno Daniel Santos Oliveira (bolsa de estudos integral).

Para o GRUPO GESTOR do Colégio Odilon, o momento é marcado pelo orgulho e satisfação pelos resultados alcançados, já que se trata de um colégio público situado numa cidade do interior do Goiás. A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras (MSF) foi realizada em abril deste ano e classificou duas turmas do Ensino Fundamental da instituição: a do 9º ano “A” (professor Amarildo) faturou medalha de Ouro e as do 5º ano (professora Lorrane Cedrine e Jackline de O. Monteiro) receberam Menção Honrosa.

Nesta edição participaram mais de 50 mil estudantes de quase mil escolas públicas e privadas de todo o país. O campeonato interclasses é porta de entrada para a 7ª IYMC, uma das maiores e mais importantes competições de matemática do mundo inteiro e que reunirá jovens de mais de 30 países na cidade de Lucknow, na Índia, entre os dias 2 e 5 de dezembro.

A comitiva goiana será formada por cinco estudantes, um professor, um representante da Secretaria Estadual de Educação (SEDUCE) e um representante do grupo gestor da escola. As despesas de viagem do grupo serão financiadas pelo Governo de Goiás por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce). Mas para custear a hospedagem e alimentação está sendo realizada na cidade uma campanha de sensibilização nas Redes Sociais, junto aos empresários e a população local.

Apoio

O Colégio Odilon aproveita a oportunidade para agradecer o apoio da secretária Raquel Teixeira e do superintendente executivo de Educação, Marcos das Neves, que se empenharam em garantir os recursos financeiros necessários para tornar a viagem uma realidade.

Para os alunos, que são de famílias de baixa renda, essa oportunidade de conhecer a Índia e participar dessa olimpíada é um sonho. Eles estão entusiasmados em participar de um evento educacional tão grandioso e há a certeza de que isso será um fator de motivação para o resto da vida.

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é organizada pela Rede do Programa de Olimpíadas do Conhecimento (Rede POC). Trata-se da versão brasileira da Mathématiques Sans Frontières, criada pelo governo francês em 1989. No primeiro ano somente três países prestigiaram a competição, que atualmente é recordista em participação de alunos do Ensino Fundamental e Médio. São nada menos do que 244 mil crianças e jovens de 30 países.

No Brasil, a MSF é realizada há seis anos. A Língua Portuguesa é um dos dez idiomas utilizados para elaboração da prova, que tem jovens na faixa etária de 10 a 18 anos na disputa interclasses. A Rede POC é a principal parceira do City Montessori School, organizador da International Young Mathematicians Convention (IYMC), criada com a proposta de promover a integração cultural dos jovens e também despertar o interesse dos alunos pela Matemática. (Cris Borges/Coordenadora pedagógica)

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação
WhatsApp-Image-2024-03-21-at-05.08
Professor da UEG é autor de publicação internacional
formandos-de-historia-em-ipora
Evento nostálgico vai reunir formandos de História em 1997
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação
WhatsApp-Image-2024-03-21-at-05.08
Professor da UEG é autor de publicação internacional
formandos-de-historia-em-ipora
Evento nostálgico vai reunir formandos de História em 1997