Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Colégio Dona Eva, a meta do IDEB e explicações sobre o assunto

Segue uma mensagem do Colégio Estadual Dona Eva, de Diorama, que nos últimos dias foi citado como escola que não tem alcançado as metas do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB).

Esclarecimento

Dado o teor da reportagem apresentada no Jornal Oeste Goiano, intitulada: Duas escolas da região não atingiram as metas do IDEB, no dia 12/09/2016,onde é apresentado o índice de desempenho das escolas brasileiras e segundo os dados obtidos o Colégio Estadual Dona Eva é apresentado como uma escola que não atingiu a meta em 2016. Queremos através desta parabenizar o referido Jornal pela prontidão em relação as informações prestadas e na oportunidade esclarecer alguns pontos relevantes, que acreditamos ser importantes para esclarecimento dos leitores, uma vez que a referida escola desempenha um papel de função social notável em nosso município e nunca deixou de cumprir com suas obrigações.

Conforme a citação abaixo, exposta no portal do INEP, onde é apresentado os critérios de criação das metas estabelecidas percebemos que nem tudo está nas mãos das Unidades Escolares, uma vez que estas metas são estabelecidas arbitrariamente e não dependem de políticas ou intervenções que possam alcançá-las.

“Ficar acima ou abaixo da meta é irrelevante, pois as metas do IDEB foram estabelecidas de maneira arbitrária, sem qualquer conexão com políticas ou intervenções que pudessem contribuir para alcançá-las. A questão relevante é se há uma rota para melhorias.” Segundo explica o próprio Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a meta foi definida seguindo dois critérios: o valor e o prazo.

(http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/dados-do-ideb-2015-ja-estao-disponiveis-para-consulta)

O Colégio Estadual Dona Eva vem apresentando grandes melhorias em diversos aspectos, mesmo contando com alguns entraves externos que causam dificuldade para nosso desenvolvimento. Como rotatividade de professores, professores fora da área de graduação, dificuldades com o transporte escolar, falta de motivação por parte dos alunos em relação ao mercado de trabalho, evasão escolar, salário pouco atraente, principalmente em ralação aos professores de Contrato Temporário, e até mesmo o fato de sermos apontados por não estar “alcançando a meta”.

Saímos de um IDEB em 2011 – 3,8 / 2013 – 4,9 / 2015 – 5,3- estamos crescendo. Talvez a unidade escolar de nossa regional com o maior crescimento neste prazo, não alcançamos a meta em nenhum desses anos, porém, temos uma média melhor que algumas unidades escolares que alcançaram metas menores que 5,3 ou ficaram com médias menores que 5,3.

Queremos também parabenizar as unidades escolares que conseguiram suas metas com luta e que ao mesmo modo lutamos e dedicamos aos nossos alunos, fazendo nosso trabalho, seguindo as orientações, ajudando as vezes até mais que o nosso dever, para que nossos discentes tenham dignidade e possam adquirir conhecimento.

Há pouco tempo comemoramos em nosso município a segunda melhor educação no estado com dados levantados pelo jornal O popular, de certo que nossa unidade assim como as outras do município contribuíram para isso.

Enfrentamos dificuldades, sofremos juntos com professores que deram o máximo para alcançar a meta, com alunos que desejaram isso mais que tudo, dos pais que foram nossos parceiros. Queremos dizer que mesmo com falhas amamos nosso trabalho e iremos continuar a nossa luta para ver nossos alunos vencendo assim como tantos professores, médicos, advogados, enfermeiros, engenheiros, administradores, dentistas, veterinários, zootecnistas, fisioterapeutas, farmacêuticos, técnicos e outros profissionais bem sucedidos que outrora iniciaram seus estudos nesta Unidade Escolar.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
aaaa-1
Edital para seleção de quatro mil novos beneficiários do ProBem
WhatsApp-Image-2024-03-26-at-16.45
Evento do CEPI Osório enfocou os 200 anos do Senado
WhatsApp-Image-2024-03-25-at-16.29
Cursos de Direito na UEG e Uniporá em ações conjuntas
aaaa
Goiás lidera debate sobre ciência, tecnologia e inovação