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UEG leva matemática à escolas em projeto de extensão

Concluída nesse mês de junho mais uma etapa do projeto matemágica para pequenos e grandes coordenado pela professora Claudimary Moreira Silva Oliveira, professora do curso de Licenciatura em Matemática. 

O projeto oferece oficinas de jogos matemáticos em atividades interdisciplinares contribui para alfabetização de crianças e adultos além de provocar reflexões sobre aspectos que tornam o jogo uma atividade motivadora.

Desde o segundo semestre de 2015 as ações acontecem numa parceria entre a UEG/Iporá e a secretaria Municipal de Educação e no em 2016 se deu em duas frentes de trabalho.

Uma no Núcleo Infantil Joaquim Pitomba do conjunto Águas Claras com o objetivo de utilizar os jogos como estratégia para potenciar as aprendizagens crianças de três a cinco anos em fase de pré-alfabetização em relação à formação dos primeiros conceitos matemáticos. Esta em 2015 o campo de trabalho foi o Núcleo Infantil Vereador Geraldo Ribeiro da Silva.

Para as crianças o jogo possibilita a construção de relações matemáticas e lógicas além de possibilitar que possam brincar com naturalidade e desenvolver suas potencialidades e criatividade.

Outra frente de trabalho foi na turma do projeto (EJA) Educação de Jovens e Adultos que se desenvolve no campus da UEG/Iporá com o objetivo foi utilizar jogos como estratégia para melhorar o relacionamento grupal, promover momentos de prazer, socialização e diversão para os idosos deste projeto.

Para os idosos da EJA os jogos, além de proporcionar prazer estimula a criatividade, proporciona reflexão, aumenta o vínculo de amizades, promove diversão, desenvolve o compromisso coletivo e promove inclusão e socialização.

O projeto terá continuidade no segundo semestre e de acordo com a professora, durante o desenvolvimento das atividades verifica-se que a ludicidade oportuniza o despertar da criatividade, da imaginação e estimula relacionamento entre as pessoas. O ato de brincar promove momentos de prazer, socialização e diversão e estimula o relacionamento grupal em pessoas de todas as idades.

Como trabalho de extensão o projeto busca aproximar a universidade da comunidade se apresentando como uma possibilidade diferenciada de trabalho.

Por este projeto os monitores têm a oportunidade formação por meio de sua própria ação, reflexão e retomada a partir da troca de experiências entre colegas, professores em sala de aula. Oportunizam-se assim aos monitores as ferramentas iniciais para a construção de seu caminho profissional, isto é, tornar-se professor cotidianamente construtivo e argumentativo, a partir de uma reflexão contínua e sistemática sobre a ação e na ação pedagógica, gerando e desenvolvendo pesquisa e produção de conhecimento.

Acadêmicos da UEG/Iporá envolvidos:
Brunna Furtado Ribeiro
Daniela Cristina de Sousa Marques
Fabiana Alves Malveira
Fabiana Cavalcante Santos
Fárima Alves Gomes
Genifer Silva Souza
Geraldo Pereira Ramos
Klene Pereira Silva
Patrícia Gomes Rodrigues
Rodrigo de Novaes Chagas
Marta Maria Madalena Ramos
Isadora Borges Dos Reis

Depoimento dos participantes:

Professora do Núcleo Infantil:
“A cada aula, percebemos que os temas sempre chamava a atenção dos educandos de forma esperada, pois, as aulas ministradas pelos estagiários eram de forma descontraída, pois eles sempre procuravam mecanismos tornando-as menos cansativas, fugindo assim, do rigor da matemática. Os alunos foram sempre muito participativos durante a apresentação dos estagiários que faziam de tudo para atrair a atenção e a participação da turma.”

Coordenadora do Núcleo Infantil:
“[…] a realização do Projeto Matemática para Pequenos e Grandes na instituição, contribuiu para o desenvolvimento e progresso dos alunos, pois os jogos e brincadeiras são primordiais para o desenvolvimento integral da criança, sendo um facilitador no processo ensino aprendizagem.”

Aluno monitor do projeto em 2015 e 2016:
“O projeto me ajudou pessoalmente em vários sentidos, pois, trabalhando com o grupo de idosos alfabetizandos tive várias experiências com pessoas que são sinônimos de superação e me mostraram que não há idade para se aprender e que todos nós somos capazes de aprender dependendo apenas de nossa força de vontade. Aprendi também, quanto a importância do trabalho em equipe. Profissionalmente me trouxe contribuições que serão definitivas para o sucesso na minha futura caminhada na área da educação matemática.”

Aluno monitor do projeto em 2015 e 2016:
“O projeto me levou a descobrir como é bom ser professor. Não apenas ir na creche e ministrar a aula, mas poder ver a satisfação no rosto das crianças e saber que contribuí na vida deles. Sem esse projeto isso não seria possível. Na primeira vez estava nervoso, mas ao longo dos minutos fui perdendo o nervosismo e toda dificuldade foi caindo por terra. É um projeto bem interessante que dá oportunidade a crianças e idosos de estudarem de uma maneira diferente, sem rotina e complexidade. Poder estar nesse projeto junto com meus colegas acadêmicos será de grande proveito para minha futura carreira como docente. Só tenho que agradecer pela oportunidade e espero que as crianças e responsáveis das creches tenham gostado.”

Aluna monitora do projeto em 2015 e 2016:
“O projeto tem contribuído em vários aspectos tanto na vida profissional quanto cidadãos. Ele permite a inter relação entre futuros profissionais e pessoas com faixa etária diferentes das nossas, surgindo uma relação afetiva e construtiva no campo do saber. Saber esse que tanto ensinamos por meio do lúdico quanto o saber que os alunos nos oferecem por meio das conversas. O projeto nos faz sentir importantes, pois a gratidão tanto dos idosos quanto das crianças nos torna pessoas melhores, é um incentivo para seguirmos na carreira docente, realizando o que já sabemos e aperfeiçoando, para um ensino de qualidade e relevância. Trabalhar com os idosos para mim foi muito importante. Aprendi a lidar com tal nível de ensino e principalmente a valorizar o bem estar dos idosos, sempre pensando em agradá-los da melhor forma possível, sempre ensinando algo novo pra eles.”

Para saber mais façam uma visita ao blog do projeto:

http://matemagicaiporaueg.wix.com/uegipora

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