Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Médio Araguaia convoca plenária para esta quinta-feira

Equipe do Território Médio Araguaia em reunião recente com o prefeito de Bom Jardim de Goiás, Cleudes Bernardes (Baré)

O Território Médio Araguaia realiza nesta quinta-feira, 18, a última plenária do ano, no Instituto Federal (IF) Goiano – Campus Iporá, a partir da 9h. O evento marca o encerramento das atividades com a seguinte pauta: avaliações, definição de prioridades e encaminhamentos para 2015. A temática principal desta Plenária, segundo o coordenador Valdesson Teles, é a definição de ações e parcerias para reforçar as políticas públicas de apoio à agricultura familiar no Médio Araguaia.

O delegado do MDA em Goiás, Otacílio Alves Teixeira, confirmou presença. Representante da Universidade Federal de Goiás, professora Angelita Lima, também estará presente para apresentar o novo projeto de gestão da política territorial no Médio Araguaia para o biênio 2015/2016. Representantes da Agrotec vão apresentar, durante o evento, o Arranjo Produtivo de Fitoterápicos e o projeto Farmácia Viva que está sendo desenvolvido a partir de Diorama com o apoio do Ministério da Saúde.

A plenária é o momento que reúne os representantes de cooperativas, associações, conselhos, prefeituras, ONGs, Emater e outros dos 21 municípios que compõe o Território: Amorinópolis, Aragarças, Arenópolis, Aurilândia, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Diorama, Doverlândia, Fazenda Nova, Iporá, Israelândia, Ivolândia, Jaupaci, Jussara, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil, Palestina de Goiás, Piranhas e Santa Fé de Goiás.

Médio Araguaia busca apoio de prefeitos para dinamizar agricultura familiar

Uma reunião realizada na segunda-feira, 15, entre coordenadores do Território Médio Araguaia e o presidente da Associação Goiana dos Municípios, AGM, Cleudes Baré, prefeito de Bom Jardim, marca uma nova fase do Território. O encontro serviu para alinhar parcerias visando o desenvolvimento de ações para fortalecer a agricultura familiar da região. De fato, a ausência dos prefeitos e, por conseqüente dos titulares das secretarias de agricultura, ainda é um elo desconectado da corrente da política territorial. Da reunião, além de uma conversa franca sobre a realidade regional e as perspectivas de futuro, ficou encaminhada a realização do 1º Encontro com os Prefeitos do Território Médio Araguaia. Dia 13 de janeiro, no escritório da Emater- Iporá, uma comissão composta por representantes do Médio Araguaia e da AGM vão formatar o referido encontro e propor a data.

Todos os 21 municípios do Médio Araguaia tem base produtiva rural; em todos, há uma presença significativa de agricultores familiares, tradicionais ou de assentamentos de reforma agrária. Os representantes do Território pleiteam uma atenção maior dos gestores municipais à agricultura familiar por que o setor apresenta potencialidades até então pouco percebidas e valorizadas no processo de desenvolvimento dos municípios e da região. O Médio Araguaia tem vocação para a produção de alimentos diversificados para o mercado local e até nacional. Uma grande potencialidade que passa pela agricultura familiar.

Os representantes do Médio Araguaia acreditam que afinar a sintonia com os prefeitos é necessário para avançar políticas públicas para o setor da agricultura familiar. Na pauta do esperado encontro com os prefeitos, há demandas como: criação dos sistemas de inspeção municipal (SIM) para permitir a ampliação dos mercados para comercialização de produtos processados da agricultura familiar, melhor aproveitamento dos recursos do Pronaf Infra-Estrutura (PROINF) e emendas parlamentares, fortalecimento das secretarias municipais de agricultura, além do desafio da assistência técnica pública. Cada temática desta é muito urgente para o setor que vê oportunidades batendo à porta, mas carece do suporte do poder público municipal para empreender.

A política territorial, coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, é uma estratégia do governo federal com foco no meio rural e na agricultura familiar, um dos eixos de sustentação do processo de desenvolvimento do Brasil. A partir desta visão, o governo federal garante investimentos estruturantes, através das prefeituras, dos estados e de organizações sociais. O exemplo mais recente são as máquinas do PAC2-Estradas Vicinais: todos os municípios do Médio Araguaia, assim como todos aqueles municípios brasileiros com até 50mil habitantes, receberam uma patrol, uma retroescavadeira e um caminhão basculante. A contrapartida cobrada pelo governo federal dos municípios é o custeio funcionamento das máquinas que devem atender preferencialmente a agricultura familiar (produção, comercialização, escoamento, transporte, por exemplo).

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

formandos-de-historia-em-ipora
Evento nostálgico vai reunir formandos de História em 1997
602d92df-dae9-4e21-9af8-f4566a40cd7d
Pesca esportiva é importante economicamente para nosso estado
ILPF é algo indispensável para setor produtivo, diz palestrante
OG comemora os 30 anos junto com a comunidade
Ressonância magnética do Hospital Cristo Redentor atende toda região
formandos-de-historia-em-ipora
Evento nostálgico vai reunir formandos de História em 1997
602d92df-dae9-4e21-9af8-f4566a40cd7d
Pesca esportiva é importante economicamente para nosso estado
ILPF é algo indispensável para setor produtivo, diz palestrante
OG comemora os 30 anos junto com a comunidade
Ressonância magnética do Hospital Cristo Redentor atende toda região