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Cachoeirinha, parque abandonado pelo poder público, é objeto de estudo

Os alunos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental do Centro de Ensino Superior de Iporá-GO (FAI), Antônia Aparecida Vasconcelos, Cássia Rodrigues da Silva, Debora Agalpo Amorim, Felipe Martins Carvalho, Guilherme Vilela Araújo de Sá, Jonathan Nascimento Silva, Osmar Custodio Figueiredo Filho, Priscila Divina a Souza Oliveira, Reyner Lima Moraes, Rodrigo Silva Barroso e Valtemirio Veloso da Silva, participaram no último dia 16 de setembro de 2016, do terceiro estudo prático de campo realizado no parque Ecológico da Cachoeirinha.

Esse parque ecológico encontra-se abandonado pelo poder público. A fauna, flora e beleza cênica ameaçada pela inexistência de uma Gestão Ambiental municipal. Santos-Diniz et al, já mencionava em 2012, para que possa ser preservado é urgente que se desenvolvam políticas públicas para a recuperação e preservação do Parque já que, como foi constatado, o índice de diversidade é baixo quando comparado a outras áreas preservadas deste domínio do Cerrado. Além disso, a implementação de programas de educação ambiental que possa gerar na população local consciência ecológica para a preservação também pode ser uma das medidas a serem adotadas para a recuperação e conservação desse fragmento do Cerrado. Uma obra pública que chegou a ser edificada no local, no início da década passada, foi toda danificada por vândalos.

Segundo o professor, MSc. Dhego Ramon, coordenador da atividade, os alunos do curso não são obrigados a participar das atividades em campo relacionadas ao curso, mais segundo ele, a maioria vem demostrando grande interesse e dedicação durante as atividades, resultando em um excelente aprendizado técnico. Em razão disso, focaram um estudo do Parque da Cachoeirinha.

Após dois meses de estudo em livros e artigos em sala de aula, os alunos foram a campo demostrar o que aprenderam na teoria, e realizaram atividade prática uma voltada para realização de Métodos para Análise de Vegetação Arbórea do Cerrado. Foram identificadas várias espécies vegetais, as mais abundantes foram: Angico (Anadenanthera colubrina), Aroeira (Myracrodruon urundeuva) e Guatambu (Aspidosperma sp).

Segundo o Biólogo Dhego (Coordenador do curso de Gestão Ambiental), essas atividades práticas fazem parte rotineiramente do curso, e que de modo geral são de crucial importância na formação dos gestores ambientais, que poderão atuar depois de formados em diferentes áreas, como por exemplo as consultorias ambientais e os trabalhos técnicos em Usinas Hidrelétricas, Mineração, entre outras, até mesmo, na área de Educação Ambiental, Tratamento de Resíduos Sólidos, etc.

Importância do estudo para o Parque

A prática de campo no parque Ecológico de Ipora, forneceu informações sobre a estrutura das comunidades vegetais daquela área, além de possíveis afinidades entre espécies ou grupos de espécies, acrescentando dados quantitativos a respeito da estrutura da vegetação. Considerando que a fisionomia representa uma característica vegetacional facilmente mensurável, os estudos sobre a composição florística e a ecologia das comunidades vegetais são fundamentais para embasar quaisquer iniciativas de preservação e conservação dos remanescentes florestais existente na área.

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