Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Contato in loco mostra a estudantes aspectos ambientais

Alunos de Gestão Ambiental durante visita técnica. Sistema de captação de água, córrego Santo Antônio, Iporá-GO. Foto: Profº Dhego.

Mais do que sala de aula. O aprendizado de alunos do curso de Gestão Ambiental da Faculdade de Iporá (FAI) vai a campo em contato com diferentes locais (empresas e barragem de captação de água).

De 2013 até hoje, o curso já teve mais de 33 atividades práticas, tais como: aula campo, visita técnica, participações em eventos… etc., ligando teoria à prática, em contato com a natureza e sociedade, tudo isso supervisionado de perto por uma equipe de professores especialistas em cada área. “… nenhum outro curso tem tanta atividade prática como o curso de Gestão Ambiental da FAI de Iporá” afirma o professor Dhego Ramon dos Santos, coordenador. O curso tem os seguintes perfis de formação: Gerenciamento de Recursos Hídricos, Sólidos e Ecologia.

Como parte do planejamento de ensino, os alunos do 2° e 4° período do curso já fizeram importantes visitas nesse começo de semestre. O Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, da Faculdade de Iporá, tem 4 anos e já colocou muitos profissionais no mercado de trabalho da região. Desde 2013, é coordenado pelo prof° Dhego Ramon dos Santos. O professor Dhego, é Biólogo mestre em Ecologia e tem contribuído muito para a estruturação e execução do projeto pedagógico do curso, que sem dúvida é um dos melhores cursos tecnológicos da região oeste de Goiás.

Visita a empresa JBS: A JBS é líder mundial em processamento de carne bovina, ovina e de aves, além de ter uma forte participação na produção de carne suína. Com mais de 200 mil colaboradores ao redor do mundo, a companhia possui 340 unidades de produção e atua nas áreas de alimentos, couro, biodiesel, colágeno, embalagens metálicas e produtos de limpeza. Presente em 100% dos mercados consumidores, a JBS é a maior exportadora do mundo de proteína animal, vendendo para mais de 150 países. Os alunos de Gestão Ambiental e Administração sob coordenação do professor Luiz Marcio Martins Costa, visitaram a Unidade (Wet Blue) de São Luiz de Montes Belos. O objetivo foi conhecer a empresa e sua administração.

Visita a empresa SANEAGO: A Companhia Saneamento de Goiás S/A – SANEAGO é uma empresa de saneamento básico. Tem como área de atuação o estado de Goiás, onde é responsável pelo saneamento de 223 dos 246 municípios goianos. É uma empresa pública do Governo do Estado de Goiás. 

No dia 16 de setembro, com acompanhamento do Gerente do Escritório Local Sr. Milton Souza Araújo, e também dos professores MSc. Dhego Ramon e MSc. Marcela Christofoli os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a origem, forma de captação e o sistema tecnológico de tratamento da água que abastece a cidade de Iporág-GO.

A água é captada no córrego Santo Antônio (manancial de superfície). Antes de chegar à casa das pessoas, ela é tratada pela SANEAGO passando por um rigoroso processo de controle de qualidade na ETA. São realizadas diversas análises físico-químicas e bacteriológicas durante todo o seu percurso. Depois do tratamento, a água vai para os reservatórios, localizados em pontos estratégicos da cidade. A distribuição é feita por adutoras e redes que levam a água potável para o consumo. Ela chega nas casas através do sistema de ligação domiciliar e fica armazenada em caixas d’água, que devem ser lavadas a cada seis meses. O consumo é medido pelo hidrômetro individual.

Segundo os professores, sem dúvida participação dos alunos nesta visita foi fundamental para fortalecer conhecimento técnico e formação profissional dos mesmos. Na oportunidade o professor Dhego, em nome da FAI, agradece o Gerente da SANEAGO Sr. Milton Souza Araújo, em nome dele a todos uns funcionários, pela atenção, presteza, apoio e conhecimento repassado aos nossos alunos. Vale ressaltar que Sr. Milton Souza Araújo é Tecnólogo em Gestão Ambiental formado na FAI.

Alunos de Gestão Ambiental durante visita na Empresa JBS em São Luiz de Montes Belos (Foto: Prof° ESp. Jocie Costa Martins – Agosto 2015).

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-03-at-06.33
Dia feliz de grande público no III Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2024-04-02-at-23.10
CEPI Aplicação exercita alunos com operação de resgate
WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos
WhatsApp-Image-2024-04-03-at-06.33
Dia feliz de grande público no III Festival de Pesca
WhatsApp-Image-2024-04-02-at-23.10
CEPI Aplicação exercita alunos com operação de resgate
WhatsApp-Image-2024-03-04-at-05.25
Estudos da UEG mostram chuvas em decréscimo em Iporá
WhatsApp-Image-2024-02-28-at-19.23
Justiça exige que córrego seja ambientalmente recuperado
WhatsApp-Image-2024-02-19-at-10.45
União oficializa situação de emergência em municípios goianos