Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Estatística da PM mostra drogas como maior causa de homicídios

Crack: A droga mais terrível

Aparecido Correia de Almeida – Cel QOPM, Comandante do 7º Comando Regional de Polícia Militar, com sede Iporá, acaba de divulgar para imprensa dados estatísticos que mostram números interessantes com relação à criminalidade e com relação a forma como estudantes opinam sobre o assunto. Os alunos mostram a forma como encaram a questão das drogas.

Os dados da pesquisa mostram que o consumo de drogas é a principal causa para os homicídios em 36 cidades deste lado do Estado. Trinta e quatro por cento dos assinatos tem a droga no pano de fundo.

Confira aqui o relatório da PM:

Pesquisas com Estudantes na Área do 7º CRPM

No primeiro semestre do corrente ano, tivemos o desprazer de registrar 29 homicídios na área do 7º CRPM – Comando Regional de Polícia Militar, que engloba 36 cidades da região do Oeste Goiano. Dos homicídios registrados 10 foram motivados pelas drogas, 9 por rixa, 7 passionais e 2 por álcool. Além dos homicídios, as drogas ainda concorrem para o aumento das ocorrências de furto e roubo de residências e de veículos, além de causar desestruturação das famílias. A maioria dos homicídios foi motivada pelas drogas e rixa, os quais se entrelaçam. O quadro mostra claramente a motivação dos crimes de homicídios.

Como estratégia para diminuir os homicídios, implantamos algumas pesquisas no seio da sociedade, com foco na Atuação da PM, Drogas, Polícia Comunitária e Avaliação de alguns setores da sociedade. Dividimos as pesquisas em quatro níveis, sendo: Pesquisa I – Aplicada a estudantes, Pesquisa II – Aplicada em Visitas Comunitárias; Pesquisa III – Aplicada em Visitas Comunitárias Rurais; Pesquisa IV – Aplicadas em Reuniões e Palestras Comunitárias e, Pesquisa V – Aplicada em Grandes Eventos.


Priorizamos as Pesquisa I – Estudantes, nas Cidades com maior predominância de homicídios, como nas cidades de Iporá (7), Aragarças (4), Caiapônia (4), Cezarina (3), Doverlândia (2). Outras oito cidades registraram um homicídio, conforme mostra o gráfico:

Em Iporá, foram entrevistados 103 alunos, das escolas Colégio Estadual Ariston Gomes, Vereador Antônio Laurindo e Aplicação, dentro da faixa etária de 13 aos 18 anos. Onde 46% do sexo masculino e 54% do sexo feminino. 73% afirmaram confiar na PM, os quais avaliaram a PM, da seguinte forma: ruim (13%), Regular (39,8%), Bom (27.2 %), Ótimo (8,7%) e Excepcional (10,7%). Ruim e regular somam 53,4% e a somatória dos demais conceitos chegam a 46,6%. A soldada Fábia e o Sgt. Ribeiro, componentes da Patrulha Escolar foram escolhidos pelos alunos como policiais destaque, na pesquisa.

No quesito drogas, 36% dos entrevistados afirmaram conhecer algum tipo de droga, e as mais citadas foram maconha (27%), cocaína (21%), crack (21%) e cigarro (13%), dentre outras. 34% afirmaram conhecer pontos de uso de drogas, e citam 12 locais como pontos de drogas. O curioso é que 34% dos entrevistados tem coragem para denunciar o traficante, enquanto que 70% entrevistados na Pesquisa II – Visitas comunitárias, afirmaram ter coragem para denunciar. 42% afirmaram conhecer alguém da escola que usa drogas.

As ações comunitárias da PM de Iporá, foram avaliadas da seguinte forma: Somente 22% conhece o PROERD – Programa de Erradicação e Resistências às Drogas, onde foram avaliados com Bom (54,5%) e Ótimo (45,5%). Somente 15% dos entrevistados já participaram de reuniões comunitárias promovidas pela PM. Mais de 28% ja receberam a visita comunitária de Policiais Militares em seu local de trabalho e/ou residência, enquanto que 22% já participaram de palestras promovidas pela PM.

Vários aspectos foram detectados na pesquisas, como: a alta credibilidade com avaliação real pelos entrevistados. A grande quantidade de drogas que conhecem, bem como a coragem para denunciar o traficante. Outro aspecto interessante é a interação Policia x Sociedade, com foco nos pontos de drogas, e resolução imediata. A pesquisa mostra claramente os resultados da atuação da polícia militar nas cidades. Ao comparar a credibilidade das cidades do 12º BPM, podemos verificar que as melhores notas ficaram com as cidades de Iporá e Diorama, enquanto que as piores notas foram datas pela sociedade de Doverlândia e Caiapônia.

Diante dos resultados dos pontos de drogas citados nas pesquisas, policiamento foram direcionados para coibir o consumo, bem como o tráfico. Outras ações foram intensificadas para a prisão de traficantes. Houve uma redução dos crimes de homicídios com as novas ações direcionadas, graças aos resultados das pesquisas. Ressalta-se que no I Trimestre foram registrados 14 homicídios e 15 no Segundo. No Terceiro Trimestre, ate a presente data (julho), foi registrado somente 03 homicídios, nas cidades de Caiapônia, Aragarças e Palmeiras, ainda com motivação de álcool e drogas. Também foi implementado a Pesquisa II – Visitas Comunitárias, aplicadas pelos próprios policiais militares das respectivas cidades, a qual também tem gerado excelentes resultados.

Aparecido Correia de Almeida – Cel QOPM, Comandante do 7º Comando Regional de Polícia Militar, Iporá.

 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-15-as-16.04
Jovem é morto com vários tiros na porta de sua casa
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-13.57
Homicídio é desvendado e com prisão de autores em menos de 24 horas
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-12-as-18.43
Presos na rodovia elementos que transportavam equipamentos furtados
vyjjj
Regional da Polícia Civil está com sede em frente ao Colégio Militar
WhatsApp-Image-2024-04-05-at-17.06
Polícia Civil combate uso de entorpecentes no Lago Por do Sol
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-15-as-16.04
Jovem é morto com vários tiros na porta de sua casa
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-13.57
Homicídio é desvendado e com prisão de autores em menos de 24 horas
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-12-as-18.43
Presos na rodovia elementos que transportavam equipamentos furtados
vyjjj
Regional da Polícia Civil está com sede em frente ao Colégio Militar
WhatsApp-Image-2024-04-05-at-17.06
Polícia Civil combate uso de entorpecentes no Lago Por do Sol