Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

PALESTINA: Lei da Ficha Suja exclui prefeito. Talvani e outros surgem

Sandro Jordão, Talvani, Karla Morais, Joãozinho da Carmelita e Bráulio

A eleição de 2016 em Palestina de Goiás, após o crivo duro da lei, exclui quem tem muita força política. Como o jogo político na cidade é pesado entre dois grupos, o atual prefeito Valdivino Rodrigues (PSDB) teve o balanço geral de 2008 reprovado na Câmara e isso o deixa inelegível. Sem ele, o nome do ex-prefeito Eduardo Talvani (PMDB) paira com mais evidência do que outros.

A rivalidade política é intensa no município. Os da situação dizem que o artifício usado pela Câmara de reprovar contas é rasteiro e se dá por motivo de menor valor. A presidente da Câmara, vereadora Karla Morais, explica que a rejeição às contas de Valdivino Rodrigues foi por 6 x 3 (dois terços da Casa), o que deixa Valdivino Rodrigues como ficha suja. Karla Morais protocolou essa decisão dos vereadores junto ao MP e TCM. Na próxima lista de inelegíveis deste Tribunal o nome de Valdivino Rodrigues deve aparecer.

Pessoa ligada ao prefeito nos informou que sua assessoria jurídica ainda tenta viabilizar o nome dele. Não conseguimos falar com o prefeito. Valdivino Rodrigues tem muitos serviços prestados para Palestina de Goiás em quase três mandatos já concluídos. Tem fama de ser realizador e de agir com austeridade fiscal. Sem poder candidatar terá que recorrer aos do grupo. Quem está mais perto dele e mais subserviente para sucedê-lo, conforme seu estilo e sua influência são os vereadores Braúlio Matias Valadão e Joao Batista Sousa de Almeida (Joãozinho da Carmelita). São opções de prefeituriáveis lembradas pelo povo de Palestina.

Como alternativa mais competitiva o grupo do prefeito tem o atual vice-prefeito e empresário Sandro Jordão. Esse é alguém que tem luz própria. Se optar por ele, o prefeito entrega uma futura e hipotética gestão para alguém que é capaz de tomar decisões por conta própria. Sandro Jordão é empresário bem sucedido, com perfil de bom administrador e com a experiência de já ter sido vereador e presidente de Câmara. Sandro tem procurado ser um vice que atua. Isso poderá somar pontos para ser o escolhido como candidato da situação.

A tarefa dos tucanos e seus aliados de ganhar a eleição de 2016 não será fácil. Isso porque, historicamente, na cidade, o PMDB e seus aliados sempre mostram força. Dentre os adversários o nome de mais destaque é o do ex-prefeito Eduardo Talvani de Lima Couto (PMDB). Ele tem sua lembrança bem fresca na memória dos palestinenses porque fez, entre 2009 e 2012, uma gestão com intensa assistência social e várias formas de ações que fizeram as famílias palestinenses sentirem a presença forte da Prefeitura dentro de suas casas. A reportagem falou com Talvani, o qual nos disse que fica honrado em saber que a população de Palestina sempre lembra de seu nome como possível pré-candidato. Mas ele frisa que é uma pessoa de grupo, que é hoje um filiado ao PMDB, partido que sempre o apoiou. Afirma que no momento certo deverá haver uma reunião dos oito partidos de oposição na cidade e quando haverá definição sobre o candidato que tem o melhor perfil para aglutinar e que tenha uma boa aceitação em todos os segmentos da sociedade. Talvani afirma que aquele que for o escolhido em consenso será o seu candidato.

Sula Leite, esposa de Talvani e ex-primeira dama, também é lembrada como prefeituriável. Outra mulher atuante no município é a presidente da Câmara, Karla Morais. Seu nome é lembrado como pré-candidata, mas afirma que prefere a disputa por vaga na Câmara.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-08-at-14.36
Amarildo filia no MDB levando amigos à sigla
mudanca-de-partido
Mais vereadores trocaram de partido para tentar a reeleição
didi-coutinho
Didi Coutinho muda de partido depois de 20 anos como vereador
WhatsApp-Image-2024-04-01-at-12.48
Advogado Marcus Dias assume presidência do PP
WhatsApp-Image-2024-03-29-at-08.10
Maysa Cunha anuncia filiação no partido Avante para ir à disputa
WhatsApp-Image-2024-04-08-at-14.36
Amarildo filia no MDB levando amigos à sigla
mudanca-de-partido
Mais vereadores trocaram de partido para tentar a reeleição
didi-coutinho
Didi Coutinho muda de partido depois de 20 anos como vereador
WhatsApp-Image-2024-04-01-at-12.48
Advogado Marcus Dias assume presidência do PP
WhatsApp-Image-2024-03-29-at-08.10
Maysa Cunha anuncia filiação no partido Avante para ir à disputa