Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

PT, 35 anos!

Como parte das comemorações dos 35 anos do Partido dos Trabalhares, o Presidente do PT de Iporá, Itamar Paes e os vereadores Valdomiro e Paulo Alves visitaram hoje a redação do Oeste Goiano quando falaram sobre a trajetória do Partido e os desafios atuais.

PT comemora 35 anos de intensa luta política

“O PT é o maior partido da América Latina e um dos maiores do mundo. Tem cerca de um milhão de filiados. No Brasil, um partido nascido do anseio da classe trabalhadora que obteve maior projeção política e social. Nesses 35 anos passou por várias fases, cada qual com desafios diferentes: em primeiro momento, o desafio de se constituir em todos os municípios brasileiros; depois, eleger seus primeiros vereadores, prefeitos, governadores, deputados, senadores, até chegar a Presidência da República em 2002.

O PT esteve presente em todos os eventos importantes do Brasil desde a sua fundação em fevereiro de 1980: a redemocratização, a Constituinte, e, desde 1989, o Partido está à frente do debate do projeto de nação. Registra experiências exitosas em vários municípios e estados da Federação. Em 2002, com a eleição do Presidente Lula, o PT passa de oposição a governo, desta vez desafiado a implantar uma nova agenda política e de desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Período de profundas mudanças que alcançou a todos, mas de forma inédita as camadas populares, no governo federal o Partido foi capaz de liderar programas e projetos para combater a fome e a miséria, livrar o Brasil do FMI (Fundo Monetário Internacional), inverteu a política de privatização, fortalecendo o Estado, enquanto indutor do desenvolvimento especialmente investindo fortemente em infra-estrutura, moradias, crédito subsidiado a empresários urbanos e rurais através dos bancos públicos (BNDES, Banco do Brasil e Caixa), levando investimentos para o interior do país , ampliou acesso ao ensino superior e técnico, com ações ousadas de expansão das universidades e Institutos Federais, PROUNI e FIES. Estabeleceu uma política de valorização do salário mínimo, criou o Piso Nacional para Professores da Rede Pública de Ensino; ampliou as relações internacionais abrindo novos mercados para os produtos brasileiros; fortaleceu o PRONAF, criou o Ministério do Desenvolvimento Agrário e a política territorial com o foco de valorizar os agricultores familiares e garantir segurança alimentar dos brasileiros.

O combate à impunidade, sempre foi bandeira defendida pelo partido tanto na oposição quanto no governo. A corrupção é mazela intrincada na gestão pública desde os portugueses e alimentada pelo alto custo das campanhas eleitorais. O combate à corrupção se tornou uma política de estado desde a posse do presidente Lula em janeiro de 2003. A presidenta Dilma sancionou a Lei que permitiu a ação de varredura na Petrobrás ao criar condições para que o Judiciário avançasse a investigação sobre as empresas privadas que prestam serviços aos municípios, estados ou União.

Em Goiás e em Iporá o partido também constrói sua história. Em Iporá, o Partido elege representantes na Câmara de Vereadores desde 1996: Valdion Marques (1996), Silda Lorena e Valcely Alves(2000), Isabel Barbosa e Silda Lorena (2004) , Valdeci Lima (2008), Paulo Alves e Valdomiro Alves(2012) são exemplos de probidade e de trabalho voltado, realmente, para o povo. Na Prefeitura, o PT teve rápida e importante participação com Valdion Marques prefeito por 15 meses, de outubro de 2003 a dezembro de 2004.

Por maiores que sejam os desafios postos, as conquistas precisam ser comemoradas por que a luta continua!”

Itamar Paes Sousa, presidente do PT de Iporá, Vereador Valdomiro e Vereador Paulo

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-08-at-14.36
Amarildo filia no MDB levando amigos à sigla
mudanca-de-partido
Mais vereadores trocaram de partido para tentar a reeleição
didi-coutinho
Didi Coutinho muda de partido depois de 20 anos como vereador
WhatsApp-Image-2024-04-01-at-12.48
Advogado Marcus Dias assume presidência do PP
WhatsApp-Image-2024-03-29-at-08.10
Maysa Cunha anuncia filiação no partido Avante para ir à disputa
WhatsApp-Image-2024-04-08-at-14.36
Amarildo filia no MDB levando amigos à sigla
mudanca-de-partido
Mais vereadores trocaram de partido para tentar a reeleição
didi-coutinho
Didi Coutinho muda de partido depois de 20 anos como vereador
WhatsApp-Image-2024-04-01-at-12.48
Advogado Marcus Dias assume presidência do PP
WhatsApp-Image-2024-03-29-at-08.10
Maysa Cunha anuncia filiação no partido Avante para ir à disputa