Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

SÃO LUÍS: Mércia vai à reeleição. Oposição tem Sandoval e Eldecírio

Mércia, Sandoval, Eldecírio e Edivaldo: nomes importantes no tabuleiro eleitoral de São Luís de Montes Belos

O jornal A Voz do Povo (avozdopovo.com.br) abordou neste final de semana sobre fatos que poderiam ter efeito até o prazo final de desincompatibilização para fins eleitorais. No caso da prefeita Mércia Tatico havia uma curiosidade em saber se ela deixaria o cargo para permitir que seu marido, Edmilson Tatico, fosse o candidato a prefeito, em substituição à ela. Isso não ocorreu. Sendo assim, certamente a própria prefeita será candidata à reeleição. 

Mas a prefeita terá oposição nas urnas. E em São Luís de Montes Belos essas disputas acabam sendo equilibradas, tensas e com altas somas de dinheiro em campanha. Sandoval da Mata (PRB) deverá se candidatar e tenta arregimentar seu grupo, juntando forças. Tem quem acredita que a ficha dele é suja e terá problemas para registro de candidatura.

Um grupo novo, sem os desgastes costumeiros dos que estão no poder, se apresenta ao povo. O vereador Edivaldo do Jornal (PPS) está unido ao Major Eldecírio (PDT). O primeiro tem a boa fama de zelar pela moralidade e eficiência dos serviços públicos. O segundo, militar de bons serviços prestados no município, tem a favor dele a fato de ser “a coisa nova”. Edivaldo ou Eldecírio, um dos dois, deve sair para a disputa para prefeito. Provavelmente, esse pré-candidato será o militar. Se Eldecírio conseguir aglutinar a oposição Edivaldo diz que fica torno dele. Caso contrário Edivaldo afirma que será ele a terceira via. Edivaldo do Jornal enfatiza que é contra Sandoval e Inezio (peemedebista aliado do ex-prefeito).  Edivaldo quer manter a linha de oposição aos dois. E adverte que se o Major Eldecírio se unir a eles, fica fora da disputa ou vai com seu grupo viabilizar uma outra alternativa política para São Luís de Montes Belos.

O Partido dos Trabalhadores (PT) que já foi eleitoralmente forte em São Luís de Montes Belos, está agora combalido. Joaquim Monteiro deixou o partido e tem um projeto de sair candidato a vereador. Os do partido que tem cadeiras no Legislativo parecem alinhar-se com os que estão no poder.

 A decisão dos “Taticos”

Sábado, 2, de acordo com Legislação Eleitoral, foi o último prazo para que o(a)s atuais prefeito(a)s pudessem renunciar ao cargo para abrir espaço para o(a) cônjuge disputar as próximas eleições municipais. No caso de São Luís de Montes Belos não houve nenhuma alteração. A prefeita Mércia Tatico (PTB) não renunciou e deverá disputar à reeleição, nas eleições no próximo dia 2 de outubro.

Era grande a expectativa em torno da renúncia da prefeita, pois nos bastidores era certa a saída dela para abrir caminho para a candidatura do seu marido Edmilson Tatico (PTB), que já foi prefeito do município por duas vezes, sendo cassado pela Justiça Eleitoral no meio do último mandato.

De acordo com uma fonte ligada à Administração Tatico, a prefeita não renunciou porque o vice-prefeito Adão Silva (PSDB) se recusou a assumir o cargo, alegando problemas particulares. Na verdade a situação do Clã Tatico monte-belense ficou desconfortada. Com a recusa do vice, o próximo na linha sucessória seria o presidente da Câmara Municipal, Bruno Lampião (PP). Pelo jeito, mesmo estando novamente aliados, faltou uma dose de confiança para a consumação do ato.

Nesse sentido, um acordo chegou a ser costurado nos bastidores, no final do ano passado, quando o ex-presidente da Câmara, Eber Dias (PT), tentou de todas as formas aprovar um Projeto de Lei que dava a ele o direito de disputar à reeleição, mas a maioria dos vereadores votou contra. Se tivesse sido reeleito, hoje Eber Dias poderia estar assumindo a cadeira do executivo municipal.

O petista Eber Dias foi eleito presidente da Câmara, no final de 2014, com um empurrãozinho de Edmilson Tatico, que decidiu dois votos a seu favor, traindo mais uma vez o seu companheiro Valdir Ribeiro. Com o objetivo de aprovar seus balancetes, pela atual Câmara, Edmilson investiu pesado. Primeiro passo foi agradar e atrair os vereadores da oposição para o campo da situação. Depois de conseguir esse feito, seguiu com o projeto de pavimentar a sua possível candidatura em 2016.

Pessoas experientes na política local avaliam que Edmilson Tatico, mesmo sendo assessorado de perto pelo vice-prefeito, Adão Silva, considerado uma raposa velha na política monte-belense, se embaraçou nas próprias pernas e não deu conta de concluir o seu projeto. E que ele chegou à porta do gol e chutou para fora.

Com exceção de 11 dos 13 atuais vereadores, o grupo Tatico terá dificuldades de receber apoio de outras lideranças. A maioria alega que os Taticos não sabem conjugar bem os verbos “Fidelidade” e “Companheirismo”. Além de ter pela frente a possibilidade de enfrentar novamente o ex-prefeito Sandoval da Matta e Major Eldecírio.

Mas em compensação, o Grupo Tatico Monte-belense ganha um reforço de peso, que são os vereadores Eber Dias (PT), Valdirene Xavier (PT) e Batista da Saúde (???), dentre outros que estarão em palanque ajudando a convencer os eleitores a votarem mais uma vez em Mércia Tatico, que deverá ter como vice-prefeito, novamente, Adão Silva. (Com o jornal A Voz do Povo)

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-08-at-14.36
Amarildo filia no MDB levando amigos à sigla
mudanca-de-partido
Mais vereadores trocaram de partido para tentar a reeleição
didi-coutinho
Didi Coutinho muda de partido depois de 20 anos como vereador
WhatsApp-Image-2024-04-01-at-12.48
Advogado Marcus Dias assume presidência do PP
WhatsApp-Image-2024-03-29-at-08.10
Maysa Cunha anuncia filiação no partido Avante para ir à disputa
WhatsApp-Image-2024-04-08-at-14.36
Amarildo filia no MDB levando amigos à sigla
mudanca-de-partido
Mais vereadores trocaram de partido para tentar a reeleição
didi-coutinho
Didi Coutinho muda de partido depois de 20 anos como vereador
WhatsApp-Image-2024-04-01-at-12.48
Advogado Marcus Dias assume presidência do PP
WhatsApp-Image-2024-03-29-at-08.10
Maysa Cunha anuncia filiação no partido Avante para ir à disputa