Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

A saúde e seus problemas

Vereadores de oposição vão pedir auditoria nas contas da saúde pública de Iporá

Seria em nome da Câmara, mas será solicitada só em nome de seis vereadores do Legistativo iporaense, os quais na condição de fiscais dos interesses do povo são do grupo de oposição. Para que um pedido de auditoria nas contas da saúde pública em Iporá fosse em nome da Câmara teria que ter sido aprovado um requerimento que foi apreciado, votado e reprovado em sessões da semana passada.

Os vereadores Adriano Coutinho e Elione Alves, ambos do PMDB, Paulo Alves e Valdomiro Alves, que são do PT e Gumercino Francisco e Rodrigo Marques, que são do PPS, são autores desta iniciativa de pedir uma auditoria em contas da saúde pública de Iporá, o que deverá ser protocolado nesta semana junto ao Ministério da Saúde e Tribunal de Contas dos Municípios. Os vereadores afirmam que a situação caótica na saúde em Iporá tem a ver com falta de transparência na parte financeira, paralisação em obras de reformas de unidades de saúde, não cumprimento de horários de trabalho por parte de profissionais, falta de médicos, falta de medicamentos, etc…

Os vereadores de oposição quiseram incluir o pedido de auditoria como de iniciativa de toda a Câmara de Iporá ao notar, em sessões da casa, que o descontentamento com a saúde era também compartilhado pelos demais. Vereadores que são da base de sustentação do prefeito fizeram na tribuna duras críticas à gestão, inclusive, na área de saúde. Em razão disso os vereadores de oposição buscaram o apoio destes. Mas quando da votação do requerimento para que a Câmara pedisse a auditoria, depois de atropelo de sessão algumas vezes interropida, os que são da situação, sete vereadores, acabaram não concordando em aprofundar investigação sobre a situação da saúde em Iporá.

Na sessão em que foi reprovado este requerimento o prefeito Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB) esteve presente no Legislativo, argumentando e tentando amenizar o descontentamento de vereadores com os rumos administrativos, especialmente área de saúde.

Líder do prefeito comenta o assunto

Duílio Alves (PSDB), vereador que é líder do prefeito na Câmara de Iporá, foi procurado pela reportagem do Oeste Goiano para comentar esse fato. Ele afirma que a saúde não está uma maravilha, mas ele vê na oposição uma tentativa de desarticular a base de apoio ao prefeito. Vamos à entrevista:

OESTE GOIANO – Os vereadores de oposição quiseram aprovar um requerimento pelo qual a mesa diretora da Câmara pediria uma auditoria do Ministério da Saúde e TCM em contas da saúde pública de Iporá e isso não foi aprovado por causa dos votos contrários da base de apoio ao prefeito? Por que essa manifestação contrária?
DUÍLIO SIQUEIRA – No meu entendimento , a intenção de produzir este requerimento foi de tentar desarticular a base e jogar a câmara de vereadores contra a administração, aproveitando a fala de alguns vereadores que manifestaram a insatisfação com algumas ações que não estão funcionando a contento. Os vereadores considerados da base não são indiferentes dos atos e ações administrativas do Prefeito. Pelo contrário, acompanham mais de perto devido ao bom relacionamento, tanto é que todos cobram do profeito atitudes e ações que vão de encontro com as demandas da populaçao. Sabemos que tem algumas coisas deficitárias e também conversamos sobre estes problemas. A diferença é que quando um vereador de basa detecta um problema tanto administrativo quanto uma reclamação de um eleitor, ele vai direto a fonte e tanta solucionar o problema, enquanto os vereadores de oposição quando se depara com os mesmos problemas, ou induz o eleitor a procurar seus direitos na justiça ou ele mesmo vai à midia e coloca em forma de escândalo. No caso do requerimento ou das denúncias em questão, qualquer cidadão ou vereador pode faze-las, e o fato do documento não sair da camara, nada impede de que os vereadores de oposição o faça. A base só não achou necessário produzir um ducumento contra a administração por que reconhece o esforço e a vontade do Prefeito Danilo Gleic em fazer uma boa administração.

OESTE GOIANO – O grupo de apoio ao prefeito entende que a saúde pública de Iporá vai bem ou mal?
DUÍLIO SIQUEIRA – Dizer que a saúde está uma maravilha é uma utopia, mas dizer que vai mal, depende da vários pontos de vista, se olhar-mos para o passado notaremos vários avanços, como a fila de cirurgias que era enorme, o numero de exames que estão sendo feito são quase dez vezes mais, e todos percebem uma melhora significativa em vários aspectos e se olhar-mos para o futuro é fácil perceber que tem muito a melhorar, como a falta de médicos especialistas (ortopedia, neurologia e outras), faltam ainda vários aparelhos para diagnósticos mais avançados como tomografia, ressonancia, eletroencefalograma e outros,

OESTE GOIANO – Os vereadores de oposição esperavam contar com o apoio dos demais tendo em vista descontentamento manifestado em depoimentos na própria Câmara, inclusive, com relação à saúde. Se há descontentamento, por que não aprofundar investigação de órgãos fiscalizadores?
DUÍLIO SIQUEIRA – O descontentamento com relação á saúde manisfestada em plenário pelos vereadores da base não tem nada a ver com as denúncias que os vereadores de oposição querem apresentar, e sim baseados nas reclamações que os usuários da saúde do nosso município nos procuram, como falta de médicos especialistas, falta de alguns medicamentos dentre outras questões. Quando os vereadores de aposição convocaram a secretária de saúde para ir na câmara de vereadores para prestar esclarecimentos sobre a saúde, os vereadores da base foram os que mais cobraram dela algumas ações. A imprensa estava presente e não divulgou nada. E quanto a aprofundar as investigações os vereadores de oposição não precisa de mais ninguém. Para tanto eles mesmos podem fazê-las, como já fizeram algumas e nada foi confirmado, denúncias infundadas demandam um desgastes muito grande. Se eles tem certeza e provas vão em frente que os orgãos competentes vão responder se tem fundamento ou não.

OESTE GOIANO – Os vereadores de oposição dizem que quando vocês foram chamados a assinar e aprovar o pedido de auditoria nas contas da saúde ficaram de pensar no assunto e foram, a partir de então, visitados pelo prefeito e, para surpresa deles, vocês negaram de ir avante com o pedido de auditoria. Que relação tem essa visita do prefeito à Câmara com a decisão tomada de não aprovar o pedido de auditoria?
DUÍLIO SIQUEIRA – Não é verdade. Eles se iludiram achando que a base estava vulnerável, devido as manifestações contrarias a algumas ações de alguns secretarios e tentaram plantar a discordia na Câmara de vereadores e um requerimento contra a administração assinados por todos vereadores, seria para eles uma vitória, o que não aconteceu e eles ficaram frustrados. O prefeito não foi visitar a Câmara e sim assistir as sessões, o que tem feito com frequencia como qualquer cidadão tem direito e liberdade. O prefeito não inteferiu e nem participou das nossas reuniões na Câmara. Os vereadores da base é que acharam desnecessário produzir o documento, até porque os vereadores da oposição disseram que se a base assinasse ou não eles iriam apresentar as denúncias, o que ficou claro pra mim é que só queriam USAR os outros vereadores considerados BASE.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

S
SLMBelos: Gestão convoca a população para combater a dengue
WhatsApp-Image-2024-03-06-at-06.02
Dr. Rodrigo Vargas anuncia seu novo contato para agendamento
WhatsApp-Image-2024-02-15-at-15.31
Iporá entre 83 cidades em situação de emergência em Dengue
maysa-peres-cunha-peixoto
Enfermeiros passam a receber piso previsto em lei
WhatsApp-Image-2024-02-10-at-13.47
Gestão começa fornecer alimentação especial de crianças
S
SLMBelos: Gestão convoca a população para combater a dengue
WhatsApp-Image-2024-03-06-at-06.02
Dr. Rodrigo Vargas anuncia seu novo contato para agendamento
WhatsApp-Image-2024-02-15-at-15.31
Iporá entre 83 cidades em situação de emergência em Dengue
maysa-peres-cunha-peixoto
Enfermeiros passam a receber piso previsto em lei
WhatsApp-Image-2024-02-10-at-13.47
Gestão começa fornecer alimentação especial de crianças