Opinião

Sizenando, a vida é alegre... Sobre grandioso evento cultural em Iporá

Edival Lourenço
09/01/2017 07:23:10

Monteiro Lobato não teve dúvidas, quando afirmou: um país se faz com homens e livros. Antes que atirem pedras em Lobato e resvalem em mim, esclareço que, naquele tempo e neste contexto, homem significava a espécie humana (Homo sapiens) e livro significava idéias. Nada mais atual do que este enunciado. Talvez por isso a gente ainda continue, quase um século depois, um país meia-boca. Porque a relação de homens com livros na Terra de Santa Cruz nunca foi uma atitude muito valorizada.

 

Mas algo de novo acontece sob o sol. Como costumam dizer meus conterrâneos: no centro do universo. Ou seja: em Iporá. É que de 23 a 25 de março próximo acontecerá ali um grandioso evento cultural. Sem dúvida, um dos mais importantes do interior do Brasil. Qual seja: I Encontro Literário e Feira do Livro do Oeste Goiano, que tem por objetivo a criação literária e incentivo à leitura, bem ao gosto do autor de Urupês e Sítio do Pica-pau Amarelo. O evento passa a integrar o calendário de eventos da cidade, com repercussão direta em 9 municípios do Oeste Goiano, e, indiretamente, em todo o Estado, com alcance potencializado em todo o País pela imprensa e redes sociais, puxada pelo nomes pesos-pesados da literatura nacional que estarão presentes (veja programação).

 

A iniciativa é do grupo de comunicação O Oeste Goiano, liderado pelo escritor e empresário Valdeci Marques, com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, dentro de sua política de interiorização das ações culturais. Iporá é uma das cidades mais efervescentes em termos de Cultura do interior do Brasil, com destaque especial para o segmento literário, mas também com relevo na cultura popular e na música.

 

A iniciativa deste Encontro só vem coroar de sucesso a tradição cultural da cidade, consolidando a vocação para a cultura da região, que vem aflorando há décadas. Vale a pena lembrar que Iporá ficou imortalizada pela crônica de1958, Sizenando, a vida é triste, de Rubem Braga, o maior cronista do País.

PROGRAMAÇÃO

 

23/03/2017 (quinta-feira);
- A partir de 19 horas, com encerramento somente às 23 horas do dia 25/03/2017 (sábado), período em que acontece a Feira do Livro;
- Às 19 horas: abertura da I Encontro Literário do Oeste Goiano;
- Às 20 horas: palestra sobre o “O Papel da Literatura na História Universal”, com o escritor Edson Aran.
24/03/2017 (SEXTA-FEIRA) - Das 9:00 às 12:00 horas, oficina sobre a “Criação Literária em Prosa”, com o escritor Edival Lourenço de Oliveira.
24/03/2017 (SEXTA-FEIRA) - Das 14:00 às 17:00 horas, oficina sobre a “Criação Literária em Poesia”, com o escritor Aidenor Aires Pereira.
24/03/2017 (SEXTA-FEIRA) - Das 19:00 às 22:00 horas, oficina sobre a “Expressão Literária nas Redes Sociais”, com o escritor Ademir Luiz da Silva.
25/03/2017 (SÁBADO) – Das 9:00 às 12:00 horas, oficina sobre a “O desenho como expressão artística do dia-a-dia”, com o desenhista e professor de desenho técnico e expressivo na Unip/Objetivo, arquiteto e professor Gesley Macêdo Xavier.
25/03/2017 (SÁBADO) – Das 14:00 às 17:00 horas, oficina sobre a “Literatura, representação simbólica e formação da identidade”, com o escritor Luiz Ruffato
25/03/2017 (SÁBADO) - Das 19:00 às 20:00 horas, entrega dos prêmios aos vencedores do Concurso de Redação.
Das 21:00 às 23:00 – Confraternização de participantes com show musical de artistas locais.

Edival Lourenço

Edival Lourenço é iporaense, bacharel em Direito, bancário aposentado e escritor com vários livros publicados e importantes premiações literárias obtidas. É cronista no jornal O Popular e presidente da União Brasileira de Escritores (UBE) – Subseção de Goiás.

Mais Opiniões
O que achou desse Artigo?
9 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

1 comentário

  • Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza 09/01/2017 21:20:11

    Parabenizo todos aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos e engajados no I Encontro Literário e Feira do Livro do Oeste Goiano na cidade de Iporá, especialmente Valdeci Marques, e acredito que o evento trará ótimos resultados literários e acadêmicos para a comunidade iporaense e da região.

Comente

Faça seu Login

Use sua conta do Oeste Goiano.

Faça seu Login

Use sua conta do Oeste Goiano ou Facebook para comentar.

Botão do Facebook
Faça aqui o seu cadastro!