Diorama sedia encontro de Consórcio Intermunicipal do Meio Ambiente

30/03/2019

Mais um encontro foi realizado para debater as ações do Consórcio Intermunicipal que pretende apresentar soluções efetivas em questões ambientais e relacionadas à aterros sanitários em municípios da região Oeste. 


Reunidos na Câmara Municipal de Diorama, a Prefeita Valéria Ferreira recepcionou os Prefeitos Silvio Isac (Amorinópolis), Ovarci Vilela (Arenópolis), Caio Lima (Caiapônia), Naçoitan Leite (Iporá), Fernanda Nolasco (Baliza), Eric de Melo (Piranhas) e representantes dos municípios de Israelândia e Doverlândia, além do Vice-prefeito de Iporá Duílio Siqueira.


Na ocasião, o Secretário de Meio Ambiente de Iporá, Alexandre Teixeira, explicou sobre os trâmites necessários para criação do Consórcio que irá ajudar os pequenos municípios na fiscalização e emissão de licenças ambientais com a orientação de técnicos do Consórcio em Iporá, cabendo a cada Prefeitura uma estruturação mínima como a criação de um Conselho Municipal de Meio Ambiente e contratação de fiscais.


Outro importante assunto abordado é a criação e/ou adequação de aterros sanitários. A Prefeitura de Diorama tem recursos bloqueados e responde a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) feito por administrações anteriores que não conseguiram implantar um aterro sanitário da forma correta. Uma das intenções do Consórcio é dar alternativa segura para que o lixo produzido no município seja retirado de lá e enviado para um local apropriado.


O Consórcio rateará as altas despesas envolvidas neste processo entre as Prefeituras participantes. De imediato, a Prefeitura de Diorama iniciará campanhas de conscientização quanto à coleta seletiva para diminuir a quantidade do lixo a ser descartado. “Não é um problema criado por nossa gestão mas temos que resolver para o bem da comunidade. Queremos ser exemplos em coleta seletiva, reunindo toda nossa comunidade nesta ação ambiental e que resultará em melhor qualidade de vida para todos”, disse a Prefeita Valéria Ferreira.

O que achou dessa Notícia?
0 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano ou Facebook para comentar.

    Botão do Facebook
    Faça aqui o seu cadastro!