Ex-prefeito é condenado a 4 anos de reclusão

02/04/2015

Além da condenação do ex-gestor à pena de reclusão, o magistrado declarou José Elias inabilitado para, no período de cinco anos, exercer cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação. Ele também terá de ressarcir o dano causado ao patrimônio público, a ser apurado no juízo cível competente, por meio de procedimento de liquidação.



Na sentença, o juiz considerou ter ficado comprovada nos autos a prática do crime de responsabilidade por parte do ex-prefeito, pela utilização, em proveito próprio e em benefício de sua mulher, do trabalho de funcionários públicos e de equipamentos de propriedade da Agência Goiana de Transporte e Obras (Agetop) e da própria municipalidade, em serviços na Fazenda São José. A propriedade em questão pertence à mulher de José Elias.

A denúncia foi oferecida pelo MP em 2003, quando o acusado ainda era prefeito de Aragarças. Assim, o processo penal começou a tramitar no Tribunal de Justiça de Goiás, em razão do foro especial por prerrogativa de função. Quando José Elias deixou a prefeitura, porém, os autos foram remetidos à comarca de Aragarças, onde o caso foi julgado agora.

De acordo com acusação do Ministério Público, o ex-prefeito, em 2003, determinou a extração de grande quantidade de cascalho da Fazenda São Francisco (Fazenda do Lió), de propriedade de Leonides Rego de Moraes, fazendo uso de dois caminhões, uma patrol e uma pá mecânica, equipamentos da Agetop, e da mão de obra de três servidores do município. O material retirado foi depositado na Fazenda São José, pertencente à mulher de José Elias, onde foi utilizado para cascalhamento de estrada localizada no interior da propriedade.

Na época, o ex-prefeito chegou a ser preso em flagrante. Os fatos apontados na denúncia foram apurados e comprovados em inquérito policial, instruído, inclusive, com laudo pericial. As testemunhas ouvidas no processo também confirmaram as irregularidades, conforme salientado na sentença. (Texto: Ana Cristina Arruda/Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

O que achou dessa Notícia?
1 voto
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano ou Facebook para comentar.

    Botão do Facebook
    Faça aqui o seu cadastro!