Artistas de Iporá são chamados para receber recursos da Lei Aldir Blanc

24/09/2020
lei-aldir-blanc24092020.jpg

A partir desta quinta-feira, 24 de setembro, o poder público municipal de Iporá está recebendo inscrições de artistas da cidade que queiram ser beneficiados pela Lei Aldir Blanc.


Trata-se da Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, carinhosamente denominada Lei Aldir Blanc, criada com o intuito de promover ações para garantir uma renda emergencial para trabalhadores da Cultura e manutenção dos espaços culturais brasileiros durante o período de pandemia do Covid‐19.


Para Iporá virão R$ 224.000,00, a serem distribuídos entre cantores, pintores, artesãos e demais que praticam a arte como forma de sustento. Sabe-se que com a pandemia e com a proibição de eventos, os artistas foram extremamente prejudicados. A lei é uma compensação financeira do Governo Federal em razão disso.


Os recursos serão distribuídos somente para pessoas que comprovem praticar a arte como atividade profissional e que ainda não tenham sido contemplados com o auxílio emergencial anterior.


Iporá está atrasado nesta ação de reivindicar o recurso da Lei Aldir Blanc. Municípios como Amorinópolis, por exemplo, já aparece na plataforma federal em fase mais adiantada do que Iporá para que os artistas daquela cidade possam receber o recurso. Muitos outros municípios de Goiás já estão também em fase adiantada.


Um dos entraves que ainda existe para Iporá ficar adimplente é ter a aprovação do Plano Municipal de Cultura. O prazo para concluir a documentação está prestes a vencer. Mas Deivid Cândido, funcionário da Prefeitura de Iporá que cuida do assunto, garante que tudo será providenciado em tempo. Ele chama a atenção dos artistas locais para que procurem a Secretaria Municipal de Educação Cultura, Desporto e Lazer para fazer as inscrições. O órgão fica em sala de prédio na Praça do Trabalhador, centro de Iporá.

O que achou dessa Notícia?
10 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.