Parceria entre Cartório e curso de História da UEG permite digitalização de documentos

11/11/2018
digitalizacao-de-documentos-de-cartorio10112018.jpg

Envolvidos na boa ação: Valfrido, filho do titular do Cartório, o Sílvio Barros de Souza, e formado em História com o professor João Paulo, coordenador do curso de História da UEG. Na foto, com exemplares de livros antigos a serem digitalizados

No contexto de celebração de seus 30 anos, o Curso de História da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Iporá firmou parceria com o Cartório de Registro Civil e Tabelionado de Notas de Iporá, cujo titular é o senhor Sílvio Barros de Souza. O propósito da parceria é a preservação dos registros cartoriais através da digitalização. Seus idealizadores também têm o interesse de tornar disponível ao público da região os documentos digitalizados através de sítio na internet.


Os documentos que serão digitalizados compreendem o recorte temporal de 1870 até 1950. São registros de nascimento, casamento e obituário. Segundo o professor, esses documentos revelam um pouco das dinâmicas sociais da região, em especial a origem de muitas famílias que se estabeleceram nessa parte de Goiás.


Valfrido Adriano Morkbek Barros de Souza, entusiasta dos estudos históricos, foi o idealizador da pareceria. Segundo o Prof. João Paulo Silveira, coordenador do Curso de História, a iniciativa serve para firmar a proximidade entre a comunidade e a universidade e para o aprimoramento da consciência histórica. O professor acredita que é necessário o diálogo entre os diversos grupos e indivíduos de nossa região a fim do fortalecimento de iniciativas que visam a produção e a difusão do conhecimento histórico. Segundo ele, as iniciativas do Curso de História e de outros grupos e indivíduos da cidade devem confluir para a formação de um Conselho do Patrimônio Histórico Material e Imaterial de Iporá. Esse conselho, argumenta o professor, é uma ideia que já foi esboçada em outros momentos, mas que precisa ser retomada e aperfeiçoada a fim de sua efetivação.


O Prof. João Paulo Silveira afirmou que em 2019 todo o acervo digitalizado estará disponível, além de outros documentos oriundos de pesquisas feitas pelos docentes do colegiado do Curso de História. Segundo o professor, o curso se prepara para lançar no ano que vem duas obras. A primeira diz respeito à história regional contemporânea, com ênfase no cotidiano das pessoas; a segunda é uma obra de história de Iporá dedicada ao público infanto-juvenil. As obras, afirma o professor, já estão em fase de produção pelos docentes do colegiado de curso de história.
O Curso de História da Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Iporá agradece aos senhores Sílvio Barros de Souza e Valfrido Adriano Morkbek Barros de Souza pela parceria e pelo interesse pela história regional.

O que achou dessa Notícia?
19 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.