Presidente do Sindicato Rural doa a bibliotecas o livro sobre Iporá: TONICO

28/08/2018
adailton-leite-livro-tonico28082018.jpg

Adailto gostou do conteúdo do livro e quer que a obra chega às escolas

Por entender a importância da obra, no resgate dos valores históricos da maior cidade do Oeste Goiano, o presidente do Sindicato Rural de Iporá Diorama e Israelândia, Adaílton Leite, procurou o autor Valdeci Marques para a aquisição do seu exemplar e, empolgado com a importância desse registro sobre sua cidade natal, adquiriu obras em quantidade suficiente para uma doação para as bibliotecas da cidade que são cadastradas no Ministério da Educação. Iporá tem 15 bibliotecas nesta condição, que estão instaladas dentro de escolas para atender alunos ou que são abertas para uso da comunidade.


Ao decidir fazer a doação com recursos do seu próprio bolso, Adailton Leite justificou que tem empolgação com este tipo de registro histórico, especialmente esta publicação em que o autor Valdeci Marques discorreu sobre as famílias pioneiras de Iporá, que tanto lutaram para que um povoado na década de trinta, no século passado, se tornasse a cidade que hoje temos. Ele cita a inclusão no livro, por exemplo, de seu avô, o pioneiro Joaquim Euzébio de Araújo, o Nego Euzébio, que dentre outros feitos, ajudou a construir a Igreja Católica.


Adailto Leite quer que a leitura de TONICO seja ampla em todos os ambientes escolares e também de uso do público em geral, como forma de se conhecer a luta dos pioneiros.
De sua parte, o autor Valdeci Marques ficou surpreso e feliz com o gesto do líder sindical, enfatizando que é bom que a socidade tenha líderes que valorizam a cultura e, da parte de Adailto Leite não poderia ser diferente, já que trata-se de um homem que fez três cursos superiores, ama o conhecimento e sabe a importância de valorizar a cultura de um povo.


O livro que está chegando a bibliotecas de Iporá é um romance histórico, com ambientação geográfica nesta cidade e que conta uma história de três gerações. Em meio a ficção, o autor insere a realidade, citando todos os grandes nomes da história de Iporá e, no final do livro, tem uma lista de famílias pioneiras, uma seção de fotografias e cópias de documentos da fundação da cidade.


Foi marcada junto ao coordenador regional de educação, Jerônimo Brito, a data de 6 de setembro próximo, com horário de 16 horas, no auditório da Coordenação Regional de Educação, para a entrega coletiva dos livros para as bibliotecas de Iporá. Será distribuído um livro cada uma das seguintes escolas: Dom Bosco, Osório, Aplicação, Ariston, Betel, Edmo Teixeira, Israel, Odilon e Escola Vereador Antônio Laurindo e ainda para os colégios particulares Exato e Integração e para o IF Goiano, UEG e representante da Biblioteca Municipal, da Praça da Liberdade.


 

O que achou dessa Notícia?
13 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.