Romance histórico será lançado hoje no auditório da Virtus

19/04/2018
tonico-romance-historico19042018.jpg

Com ficção e realidade, uma mistura de aventuras e com pano de fundo na história de Iporá e na geografia do município, será lançado ao público o livro TONICO, de autoria de Valdeci Marques. Esse lançamento foi marcado para hoje, 15 de maio, às 19:30 horas, no auditório da Virtus Aprimoramento Intelecual. A noite de autógrafos tem violão e voz com Antônio Goelde Goyará.


O livro tem apresentação do escritor Lázaro Faleiro, que nas páginas iniciais se referiu a obra com as seguintes palavras:


Tonico, este livro que relembra nomes e fatos importantes do passado de nossa cidade, deve ser lido por todo iporaense que preza esta terra, Tonico é uma joia preciosa, um objeto de pesquisa que enaltece as raízes de nossa urbe, é um livro que deve estar em todos os gabinetes das repartições públicas de Iporá, em todas as bibliotecas das escolas locais, das unidades universitárias, nos balcões do comércio, nas cabeceiras das camas dos lares iporaenses, para ser lido, pesquisado pausadamente, digerido por todos! Sei que este livro é fruto de um abnegado labor de pesquisa e de trato com pensamentos e palavras, para adequá-lo ao conteúdo e aos objetivos que o autor tinha em mente, quando se propôs a escrevê-lo. Valdeci, já não me surpreendo mais; pois, a cada livro que escreve, você, se supera como escritor; além de ser um hino a Iporá, o livro Tonico é um fruto de um primoroso trabalho intelectual, na temática, na abordagem dos assuntos e concatenação dos capítulos, no estilo sóbrio e enxuto, até quando você aborda assuntos líricos o faz com parcimônia; porém, em todo o livro, de uma maneira ou de outra, o autor deixa extravasar o seu profundo respeito ao passado de Iporá e seu comprometimento com o que faz e o faz escorreita e sinceramente, sem pieguices e badalações. Não tenho dúvida de que seu livro será sucesso editorial, por isso e por seu abnegado amor à literatura e ao seu torrão natal, meus sinceros parabéns!


Mais sobre o livro


TONICO foi impresso no Oeste Goiano e estará à venda por 60 reais. Contém fotos de pioneiros e poesias alusivas a personalidades ou fatos históricos e tem ainda um relato sobre famílias pioneiros, parte da livro que será objeto de permanente atualização em edições futuras.
Ainda sobre o livro, Valdeci Marques fez a seguinte dedicatória:


Com carinho,
dedicado a vários colaboradores:

Prof. Dr. Moizeis Alexandre,
que não deixou que o lado histórico dessa obra fosse irreal

Paulo Afonso Barbosa,
Que atentou ao irreal e a linguagem, com dicas importantes

Idamis Raimundo de Lima (in memorian),
Até recentemente, arquivo vivo que nos abundou em informações

Synara Inocência Gomes Lima,
Solícita em ajudar o autor no contato com os pioneiros ou seus filhos

Em descontraídas conversas foi possível reviver o passado. Obrigado Oívlis Áldrin Charles Morbeck Barros de Souza, Milza Caetana Telles, Izaira Ilídia da Costa Peres, Tereza Ilídia Macedo, Shirley Cândida de Oliveira, Adelina Alves de Oliveira, Benoi Vanderlei Rodrigues, Rubens Rocha, Marise Barbosa César, Vilmar Raimundo de Lima, Valdemar Vieira da Cunha, Elias Araújo Rocha Filho, Divino Nogueira Vargas, José Estevão Barbacena, Maria Amujaci Peres, Doralice Fonseca, Lázaro Caetano da Silva, Edno Paulo Ribeiro, Edival Lourenço, Lázaro Faleiro, Delcides, Vicente Geraldo Ferreira, Adeilton José Ferreira, Geraldo Oliveira dos Santos, Marisley Ribeiro, Hélcio Mota, José Reis de Lima, Elivelto Barros e Luíza Cavalcante Batista Pinto, além de outros. A gente conversou bastante...

O que achou dessa Notícia?
18 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

1 comentário

  • ARNON GERALDO FERREIRA 15/05/2018

    É com muita honra e satisfação que estou indo a convite do meu amigo e grande escritor VALDECI, para o lançamento desse livro que fala da saga do nossos pioneiros e sou honrado de ser da prole que criou a nossa amada Iporá, mesmo vivendo já a 28 anos em Goiânia, faço questão de participar, investir e contribuir com tudo que diz respeito a nossa cidade. Grande abraço e até daqui a pouco meu Amigo.

Comente

Faça seu Login

Use sua conta do Oeste Goiano.