Romance histórico TONICO chega às bibliotecas de Iporá

08/09/2018
adailto-leite07092018.jpg

Um dos momentos de entrega de livro: Valdeci (autor), Adailto Leite (doador) e Major Santana (diretor do Colégio Militar)

Em uma solenidade na tarde desta sexta-feira, 6, os diretores de escolas de Iporá receberam, cada um deles, um exemplar do livro TONICO, romance histórico de autoria de Valdeci Marques.

Esta doação foi possível graças a uma iniciaitiva do agropecuarista, presidente do Sindicato Rural e médico, Adailto Leite, que após tomar conhecimento do conteúdo da obra manifestou ao autor Valdeci Marques o interesse de que cada biblioteca da cidade passasse a ter um exemplar desta obra. Adailto Leite, que disse ter gostado do conteúdo da obra, adquiriu 15 livros e que foram direcionados para as bibliotecas da cidade.


Foi feito um ato para entrega destes livros, que ocorreu no auditório da Coordenação Regional de Educação. Jerônimo Brito, chefe deste órgão, convidou ao local os diretorres de escola, os quais estiveram presentes quase que na totalidade. Também compareceram os representantes de bibliotecas da UEG e da Secretaria Municipal de Educação, do Campus do IF Goiano e Colégio Exato. 

No ato de entrega dos exemplares de TONICO, Adailto foi convidado a falar aos presentes, quando disse que a obra surgiu em momento muito oportuno para resgatar o passado da cidade, valorizar as famílias que formaram a sociedade iporaense e misturou muito bem ficção com realidade, trazendo entretenimento e deixando registrado nomes importantes da História de Iporá. 


Jerônimo Brito, coordenador regional de educação, fez uso da palavra para agradecer ao Adailto Leite pelo gesto de generosidade ao adquirir e doar livros para as bibliotecas da cidade. E acrescentou que foi muito importante que Adailto Leite, que já é liderança importante no meio rural, também se aproxime da área de educação, mostrando interesse que este segmento da sociedade também cumpra bem o seu papel.


Valdeci Marques, autor do romance histórico, também agradeceu ao agropecuarista pela generosidade de aquisição de livros e falou aos educadores presentes sobre a obra, explicando o que é esse gênero literário que desenvolveu. Afirmou que romance histórico é mistura de ficção e realidade, com uma trama e aventuras e com pano de fundo na história de Iporá e na geografia do município, onde personagens fictícios interagem com os grandes nomes da história do município: Mestre Osório, Israel Amorim, Elias Rocha, Francisco Salles, Lázaro Vieira, Esmerindo Pereira, Manoel Antônio, Ariston Gomes, etc... 


O livro tem mais de 220 páginas e foi impresso no Oeste Goiano Jornalismo e Serviços. Além do romance propriamento dito, tem no final uma lista de famílias pioneiras. Tem também fotos e fez a reprodução de documentos da fundação da cidade. 


Na apresentação do livro, em páginas iniciais, Lázaro Faleiro, nome experiente da literatura iporaense, disse que Tonico é um livro que relembra nomes e fatos importantes do passado de nossa cidade, deve ser lido por todo iporaense que preza esta terra, Tonico é uma joia preciosa, um objeto de pesquisa que enaltece as raízes de nossa urbe, é um livro que deve estar em todos os gabinetes das repartições públicas de Iporá, em todas as bibliotecas das escolas locais, das unidades universitárias, nos balcões do comércio, nas cabeceiras das camas dos lares iporaenses, para ser lido, pesquisado pausadamente, digerido por todos! Lázaro Faleiro disse saber que o livro é fruto de um abnegado labor de pesquisa e de trato com pensamentos e palavras, para adequá-lo ao conteúdo e aos objetivos que o autor tinha em mente, quando se propôs a escrevê-lo. 

O que achou dessa Notícia?
11 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.