Agricultores de Mineiros vieram conhecer modelo de sucesso da Coomafir

02/02/2021
a1d262f8-7549-4f4c-b43a-65ea48560c3d02022021.jpg

Nesta segunda-feira passada, primeiro de fevereiro, uma prática de cooperativismo rural em Iporá serviu de modelo para a pretensão de implantação de algo semelhante no município de Mineiros, sudoeste do Estado de Goiás. 


Foi a Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Iporá e Região (Coomafir) que recebeu a visita de dois agricultores daquela cidade, com visita especialmente agendada para conhecer  a bem sucedida experiência de Iporá. 


Em Mineiros, Leile Ferreira Martins (secretária) e André Carrijo Rodrigues (zootecnista) fazem parte do Sindicato de Trabalhadores Rurais daquele município. O que eles querem é fazer a prática sindical avançar na direção do cooperativismo. Para tanto, pretendem criar uma cooperativa, tal como a Coomafir, a qual encontraram na internet, com boas referências sobre a mesma. Sabe-se que uma entidade sindical prima pela defesa de direitos de trabalhadores, mas não dá condições para incremento de práticas de produtividade e comercialização, por isso a ideia de criar a cooperativa.


Leile e André disseram que estão fazendo parte de uma chapa que disputa eleição no Sindicato e, caso vençam, querem criar, a partir de dentro do Sindicato, uma cooperativa, mas sem que deixe de existir a entidade que cuida da defesa dos interesses dos trabalhadores rurais. 


Em Iporá, os agricultores de Mineiros foram recebidos por Valdivino Dias de Oliveira (Careca), presidente da Coomafir, e por Valdeci Lima, secretário executivo e ainda por Norma Lopes, tesoureira da cooperativa iporaense. Os visitantes quiseram ouvir dos iporaenses tudo sobre a história da Coomafir e suas bem sucedidas empreitadas, tanto na comercialização de leite, quanto no apoio a Agricultura Familiar. Conheceram a forma unida como os agricultores de Iporá trabalham e os bons resultados financeiros que advém dessa união. Conheceram, inclusive, a moderna sede própria para qual a Coomafir vai mudar em breve, no Setor Santo Antônio, saída Piranhas. 


Os dois visitantes, ao final, manifestaram satisfação com tudo que viram e reafirmaram o desejo de que o município de Mineiros tenha algo semelhante. 

O que achou dessa Notícia?
8 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.