Ano finda com 1.040 pessoas que fizeram cursos gratuitos pelo Senar/Sindicato

14/12/2017
curso-do-senar14122017.jpg

Ocasião de conclusão de curso

A parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Iporá Diorama e Israelândia faz o ano de 2017 terminar com saldo muito positivo no que diz respeito a cursos para homens e mulheres do campo.


Nos mais diferentes segmentos foi possível os ensinamentos para a lida com animais, plantio, atividades domésticas, agroindústria, operação de máquinas, inseminação, etc... No ano, foram 1.040 pessoas que passaram pelos cursos, recebendo certificados do Senar, mediante os instrutores que vieram para os ensinamentos. Foram realizados 72 cursos nas cidades de Iporá, Diorama, Israelandia e Amorinopolis ou em áreas rurais.


Nessas ações teve o Programa Agrinho, no qual uma escola de Goiaporá ficou em primeiro lugar (Escola Municipal Mário Ferreira Ribeiro), com prêmio de R$ 2.500,00 dentro de uma competição. O Programa Agrinho é de conscientização para a área ambiental.


O ano de 2017 contou com o Programa Pro Arte Alimento que capacitou 13 pessoas na área de alimentação (curso com 120 hs). Em parceria com as prefeituras foram feitas as capacitações em máquinas (trator, retro, pá carregadeira e moto niveladora) e nas comunidades rurais feitos cursos de interesse destas: processamento de mandioca, doces cristalizados, cultivo de pimenta, doma, rédea e de panificação rural.


O ano foi também de treinamento de agricultura urbana: paisagismo, jardinagem e floricultura, com o início do Programa Adote Uma Ilha, com bons exemplos de parceria dentro do perímetro urbano de Iporá.


Daniel Fattah, mobilizador do Senar em Iporá, avalia que esses treinamentos tiveram uma participação de 94% das pessoas inscritas e que todos que participaram tiveram muito interesse em adquirir mais conhecimento. Ele informa que esse período de virada de ano é de recesso, mas que a maratona de cursos será retomada a partir de 15 de janeiro, sempre oferecendo o aprendizado gratuito para os que tiverem interesse em saber mais, aprender uma profissão e ter uma nova opção de rendimento financeiro.

O que achou dessa Notícia?
3 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.