Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Assunto reforma agrária mobiliza mais de 150 trabalhadores rurais

Ontem à noite, quinta-feira, 6, no recinto da Câmara Municipal de Iporá, cerca de 150 trabalhadores rurais estiveram reunidos para ouvir do Superintendente do Incra em Goiás, Jorge Tadeu, sobre ações do Governo Federal com vistas a reforma agrária na região do Oeste Goiano. Tratou-se de uma audiência pública provocada pelo vereador Paulo Alves (PT) e por Edson Messias, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iporá, Amorinópolis, Diorama e Israelândia.

Os que pleiteiam terras ou que já foram assentados e reivindicam recursos para incrementar produção pretendiam essa audiência pública com o superintendente do Incra para acelerar ações em um segmento onde, na maioria das vezes, tudo é muito lento. Esteve presente o prefeito João Ferreira Martins (Amorinópolis) e representantes dos prefeitos de Iporá e Arenópolis. Presidentes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais e de associações de acampados ou assentados também compareceram. O deputado estadual Luís César Bueno também esteve na audiência pública, colocando sua atuação parlamentar em favor da causa. Estiveram presentes vereadores de algumas cidades da região. Dentre estes, Valdomiro Alves, Cleudes Alves e Paulo Alves de Iporá e Samuel Correia, de Amorinóplis.

Ao final da audiência pública percebia-se o descontentamento de trabalhadores rurais que queriam ouvir do Superintendente o anúncio de decisões em favor de ações mais rápidas e concretas. O presidente do Acampamento Renovar, localizado na região do Caiapó, Sérgio Santos, afirmou para a reportagem do Oeste Goiano que esperava para aquela ocasião um anúncio de solução para a situação deles, de acampados sob lona, com crianças e na espera demorada por terras que ele diz existir, mas que falta mais empenho do Governo Federal para permitir acesso à estas. Nessa luta por terra, ele diz ser grato aos apoios de Naçoitan Leite e dos vereadores Paulo Alves e Cleudes Alves.

O vereador Paulo Alves e o líder sindicalista Edsom Messias disseram que a audiência pública foi muito proveitosa, levando em conta que a primeira intenção era de fazer o Incra de Goiás conhecer de perto as demandas existentes na região. Eles listaram os seguintes avanços com a Audiência Pública realizada:

– Prefeitura de Amorinópolis assumiu a tarefa de pagar por assistência técnica em atividades produtivas dentro do Assentamento Padre Nilo.
– Há compromisso de em 30 dias serem feitas vistorias em fazendas da região que são sujeitas às desapropriações para fins de reforma agrária.

Jorge Tadeu afirmou na audiência pública que o Governo Federal tem muitos programas para atender ao trabalhador rural. Ele lembrou sobre os entraves burocráticos, inclusive da questão ambiental, frisando que somente 75% dos assentamentos possuem o licenciamento. Ele informou aos trabalhadores que existem na Justiça questões a serem resolvidas a respeito de terras que serão destinadas à reforma agrária. Afirmou ainda que nos municípios as prefeituras também podem contribuir para a aceleração destes processos de reforma agrária.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas