Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Com sucesso da Festa do Pequi surge ideia de se criar uma cooperativa

Como resultado da I Festa do Pequi de Goiás, realizada no sábado passado, 14, no município de Ivolândia, surgiu a ideia de que esses que atuam na área extrativista precisam estar unidos em uma cooperativa.

As providencias serão tomadas neste sentido, tendo como meta para agregar valores aos produtos colhidos e cultivados na região, como o próprio pequi e ainda a mandioca, maracujá, pimenta, abacaxi, baru, dentre outros. Reuniões futuras acontecerão para levar maiores informações aos produtores e trabalhadores das cidades de Ivolândia, Iporá, Moiporá e Cachoeira de Goiás.

O idealizador da festa, Coronel Almeida, mostra entusiasmo com o assunto e ficou satisfeito com um evento que chamou a atenção de muitos da região. Ele escolheu a comunidade do grupinho, localizado no município de Ivolândia, para realização da festa, em decorrência da centralidade da maior quantidade de pequizeiros na região.

O evento iniciou por volta das 16hs do sábado, com a realização das gincanas previstas na programação, as quais, os resultados foram definidas da seguinte forma:

Durante a I Festa do Pequi foram escolhidas a Miss Simpatia Emanuelly vitória, a Rainha Maria Fernanda e Princesinha do Pequi, Anna Júlia,

Várias autoridades ecumênica, militares e políticas compareceram ao evento, com destaque para o Padre Francisco, prefeitos de Moiporá e Ivolândia, Vereadores Sinair (Ivolandia) Mariano (Moipora) e Carmo (Iporá). Também teve algumas assistentes, que muito contribuíram na organização e apoio aos participantes da gincana.

Destaque especial para quem trabalharam no evento, como a equipe da Fazenda Vitória: Henry Jose, Elio Bittencourt, Bediuska Palácio, da Equipe da APBM.GO – Associação dos Policiais e Bombeiros Militares, como Roger Paulo Almeida, Elisangela, Stheffane, Aparecida Maria, Ana Paula Spindola.

O evento contou com a presença do Senhor Abdias Pontes de Aguiar Neto, Rei do Pequi no Brasil, Farmacotécnica e UNB, Pesquisador de Alimentos funcionais, desenvolvedor de equipamentos e produtos alimentares, com experiência na industrialização de frutos do cerrado e óleos com efeitos funcionais, o qual em sua palestra demonstrou conhecer o fruto dourado do cerrado, principalmente na área farmacêutica. A prresença de Abdias, enriqueceu a I Festa do Pequi de Goias. Durante a sua estadia no evento, o pesquisador aproveitou para expor produtos relacionados ao pequi, como Castanha de pequi já sem espinhos, polpa de pequi desidratada, pequi em pó desidratado, óleo de pequi, dentre outros.

A comunidade do grupinho compareceu em peso no primeiro evento do pequi, bem como dezenas pessoas de diversas localidades. O idealizador do evento ressaltou o apoio dos colaboradores que de forma direta e indireta contribuirram para a realização da bonita festa, com destaque para o morador mais antigo da Comunidade, o Senhor Mariano, os Vereadores Sinair (Ivolândia), Mariano (Moiporá) e Carmo (Iporá), dos empresários Divino e Ramiro de Almeida (Iporá), José Roque, Franscisco Leandro, Rony Rabelo, Valdesson Vieira e os Prefeitos Fabio Seabra (Ivolandia) e Volney (Moiporá), a equipe do futebol feminino de Ivolândia que trabalharam como monitoras e fiscais das provas das gincanas.

A Banda Dion dos Teclados da cidade de Aurilândia animou os presentes com um belo show dançante.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
1-3
Equatorial Goiás inaugura nova base operacional em Iporá
Screenshot_1
Goiás registra mais de 14 mil novos pequenos negócios
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
1-3
Equatorial Goiás inaugura nova base operacional em Iporá
Screenshot_1
Goiás registra mais de 14 mil novos pequenos negócios