Coomafir subsidia 3 produtores como modelo para alavancar produção

26/07/2017
coomafir-subsidia-tres-produtores26072017.jpg

Fortalecida em suas ações uma cooperativa de Iporá passou a ter condições de iniciar uma ação de subsídio que pode ser tornar prática rotineira para com seus cooperados. Trata-se da Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Iporá e Região (Coomafir) que cedeu recursos como forma de subsídio para que três produtores que são seus cooperados possam alavancar uma produção em suas pequenas propriedades.


Pelo novo projeto a Coomafir cede recursos que são iniciais para que o produtor possa iniciar uma produção. Com cada um dos três produtores (dois da região do Buriti e um da região do Jacinópolis) a cooperativa está gastando dez mil reais (R$ 10.000,00) para que façam aração ou comprem o que for necessário para início de plantio: sementes, adubos, insumos em geral, etc.Em uma totalidade de trinta mil reais (R$ 30.000,00) o investimento da Coomafir permitirá muita produtividade em três propriedades rurais. O pagamento para a cooperativa é feito em parcelas a cada safra e feito em produtos, não em dinheiro. De posse dos produtos em pagamentos a Coomafir os vende para a merenda escolar.


O que está sendo plantado foi discutido entre agricultores beneficiados e cooperativa. Essa escolha leva em conta a demanda existente no município e o tomate foi escolhido como principal hortaliça para a qual mais se exige produtividade em Iporá e região.
Valdivino Dias de Oliveira, o Careca, presidente da Coomafir, afirma que com essa ação a cooperativa vai estar incrementando a produtividade no município. Na medida que a Coomafir tiver recursos outros produtores serão beneficiados.

O que achou dessa Notícia?
13 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.