Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Equipe de Iporá vence a Olimpíada Brasileira de Agropecuária

A equipe Caryocar Brasiliense, do IF Goiano – Campus Iporá, conquistou o primeiro lugar na modalidade Técnico Subsequente da 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap).

A etapa final da competição foi realizada neste fim de semana, entre os dias 14 e 16 de setembro, no Instituto Federal de Minas Gerais – Campus Bambuí.

Na primeira fase da competição sete equipes do curso técnico em Agropecuária do Campus Iporá foram inscritas, passando para próxima fase uma na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio e outra na modalidade Técnico Subsequente. O regulamento da Obap estabelece que apenas uma equipe de cada modalidade represente cada campus.

A equipe Caryocar Brasiliense, coordenada pela servidora Alexandra Gléria, foi formada pelos alunos Allana Gabriely de Oliveira, Gibrann Gabriel Oliveira e Rodrigo Gomes de Paula, todos do 4º período do curso Técnico Concomitante/Subsequente.

Já a equipe Safra de Ouro, representante na modalidade Técnicos Integrados, foi coordenada pela professora Maristela Dias e formada pelos alunos Ályfe Kérix Gontijo Clemente, Eliel de Jesus Melo e Fernando Cezar Vilela Ferreira, todos do 3º ano do Ensino Médio. Esta equipe ficou na 20ª posição na classificação final disputando com outras 630 de todo país.

Durante todo o sábado (16), os 150 competidores classificados para etapa final da olimpíada realizaram as provas teórica e práticas. Eles tiveram 1h30 para resolver 20 questões objetivas e 2 discursivas. Na parte prática, foram desafiados a cumprir três atividades envolvendo coleta de amostra de solos, operação da máquina semeadura adubadora e técnicas de inseminação artificial.

A classificação final levou em consideração as notas dos competidores na prova teórica, nas atividades práticas propostas na fase final e na elaboração de um vídeo (pitch) sobre Gestão Sustentável de Águas no Meio Rural.

OBAP
A OBAP é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais.

O objetivo da competição é estimular o ingresso de jovens do ensino médio/técnico integrado, concomitante e técnico subsequente em carreiras técnico-científicas e docente, incentivando a participação em atividades de iniciação científica e a produção de tecnologia, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e a integração entre eles, retornando assim, para a sociedade brasileira, benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

Podem participar da olimpíada, estudantes brasileiros e dos demais países pertencentes a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), dos cursos de educação profissional da área de agrárias: Técnico em Agropecuária, Técnico em Agroecologia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agronegócio, Técnico em Alimentos, Técnico em Agroindústria e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais.

A 8ª edição da Obap foi realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (FSULDEMINAS) em parceria com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS FOTOS

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas