Estudo do SGB mostra as jazidas minerais que existem na região

03/11/2018
uuuuuuuuu03112018.jpg

Cobre pode ser encontrado em terras de Bom Jardim de Goiás e Arenópolis e pode ser usado em fiações e na fabricação de veículos

Estudos desenvolvidos pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB) encontram indícios de jazidas minerais na região Oeste do Estado, com potencial para a exploração de ouro, diamante e cobre.


Novos pontos potenciais surgem na região do Oeste Goiano para a exploração mineral, com possibilidades para ouro, diamante, cobre e também rochas ornamentais.


O SGB, antiga CPRM (Companhia de Pesquisas e Recursos Minerais), órgão ligado ao Ministério das Minas e Energias, fez um estudo para embasar a iniciativa privada a se aprofundar nas pesquisas e, eventualmente, fazer investimentos no setor.


O órgão priorizou estudos minerais nesta região porque ainda havia atraso no trabalho feito neste lado do Estado. Agora, sabe-se melhor a respeito desta potencialidade, constatando não só minérios preciosos, como outros mais comuns.


Sabe-se que o cobre tem potencialidade para exploração nos municípios de Bom Jardim de Goiás, Arenópolis e Americano do Brasil. Esse é um mineral usado, após industrializado, em fiações e na fabricação de veículos.


No município de São Luís de Montes Belos confirma-se a existência de vermiculita, empregada na indústria e na construção civil e até na agricultura.


As localidades de Jaupaci, Israelândia e Bacilândia (município de Fazenda Nova) possuem potencial para a extração de ouro, diamante e cobre.


Foram 13 geólogos que estiveram no projeto de pesquisa e que trabalharam também com a interpretação de imagens de satélite.


O órgão orienta de que no site do SGB estão todas as informações sobre as jazidas e os pretendentes a investimentos podem ali obter mais detalhes sobre estas potencialidades regionais.

O que achou dessa Notícia?
17 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.