IF faz parcerias com produtor rural e empresa para pesquisas na área de bovinocultura

11/01/2017
procria e esmar goncalves.jpg

Reunião com parceiros em sala do IF Goiano

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Campus Iporá confirmou nesta terça-feira, dia 10, parcerias com a empresa Procria e o produtor rural Esmar Gonçalves da Cunha, para realização de pesquisas em bovinocultura na Fazenda Escola. Os projetos são coordenados pelo médico veterinário Tiago do Prado Paim e pelo professor Eduardo Rodrigues de Carvalho.


O produtor Esmar vai ceder 30 bovinos machos com 14 meses de idade, que devem ficar em área de integração lavoura-pecuária até maio, no sistema a pasto. Além da pastagem de braquiária em consórcio com feijão guandú, a alimentação dos animais inclui suplemento mineral proteico com tecnologia da Nutron, fornecido pela empresa Procria.


Depois, os animais serão confinados por 90 dias para avaliação de três dietas: silagem de grão úmido, silagem de espiga e silagem de planta inteira.


O objetivo do experimento é verificar a viabilidade de adoção de sistemas integrados de produção de alimentos com sustentabilidade na região. Para isso, serão avaliadas questões como desempenho, qualidade de forragem, seleção de partículas da ração, comportamento ingestivo e conforto térmico.


O projeto é continuação de um experimento de longa duração que vem sendo realizado na Fazenda Escola desde 2014 com integração lavoura-pecuária e em parcerias com o setor produtivo regional. Já foram realizados três experimentos de confinamento similares e um experimento de pastejo, com diferentes produtores parceiros de Iporá e região. (Da Assessoria de Comunicação Social do Campus do IF Goiano de Iporá)

O que achou dessa Notícia?
14 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.