IF Goiano vai retomar práticas de mutirões em propriedades rurais

05/06/2018
if-e-mutiroes-na-zona-rural05062018.jpg

A partir desta próxima sexta-feira, dia 8, a área de extensão do Campus de Iporá do IF Goiano está retornando a uma prática de mutirões que em outra época já esteve em evidência no município, beneficiando em muito o setor produtivo de Iporá.


Assim como antes, a filosofia do trabalho é de trazer de volta uma prática de mutirões, tão em voga em tempos passados, quando existia uma solidariedade maior entre produtores rurais. Os mutirões serviam para ações em emergência quando um agricultor estava em dificuldade para cultivar ou colher uma lavoura.


No IF Goiano, o professor Vanderlei Alves Cardoso, dos cursos na área rural desta escola federal, tomou a iniciativa, sendo prontamente auxiliado por parceria com a Cooperativa Mista da Agricultura Familiar de Iporá e Região (Coomafir). Em outra ocasião, quando os mutirões eram feitos, os protagonistas também eram o IF Goiano e a Coomafir.


Neste sábado, dia 8, a propriedade do senhor Valdeci Boaventura, localizada na comunidade do Buriti, será a beneficiada, com ações de muitos produtores, cooperados da Coomafir, vizinhos do produtor, alunos do IF Goiano e comunidade em geral, que vão estar no trabalho braçal de melhorar aquela propriedade. Pelo planejamento feito, nestas ocasiões corrige-se problemas da propriedade, faz-se melhorias na infraestrutura e na organização da propriedade, de modo a mehorar a qualidade de vida do produtor e a incrementar a produtividade.


O final do dia de trabalho é seguido de uma palestra quando os sitiantes são orientados sobre assuntos diversos, especialmente sobre aqueles que mais afligem os produtores. Prevê-se que, a cada 40 ou 60 dias, sempre em um sábado, haverá um dia de mutirão. IF Goiano e Coomafir vão escolher como beneficiados produtores que estejam em necessidade de melhorias na infraestutura do sítio e os quais possam servir de exemplo para uma gestão correta em propriedades.


Os que tomaram a iniciativa de trazer de volta os mutirões estão chamando parceiros para esse trabalho. A empresa Oeste Goiano Jornalismo e Serviços é uma destas que está apoiando a prática de mutirões em propriedades rurais deste município.

O que achou dessa Notícia?
5 votos