Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Iporá deve receber novo projeto do IF Goiano

Nos próximos meses, Iporá deve receber mais um projeto de pesquisa do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). A proposta tem como objetivo fomentar e encontrar soluções para implantação de modalidades de integração lavoura-pecuária-floresta adequadas ao município.

O sistema permite o aumento da produção e da renda do produtor, além de melhorar o aproveitamento dos recursos naturais. Para Iporá, representa ainda uma oportunidade de realizar recuperação de pastagens em degradação, que é fundamental para a pecuária da região.

Este projeto está ligado à proposta “Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável”, que visa transformar aquele município em uma referência do alimento saudável, sustentável, resiliente às mudanças climáticas e socialmente inclusivo. Isso permitirá melhorar o diálogo entre a cadeia de valor do alimento (produtores rurais, indústrias, serviços, etc.) e a sociedade urbana contemporânea.

E um dos projetos que compõem essa proposta é justamente o fomento da integração lavoura-pecuária-floresta em todo estado de Goiás, em razão de seus benefícios ambientais, econômicos e sociais.

Serão desenvolvidos projetos-pilotos nos municípios de Rio Verde e Iporá, que apresentam condições muito contrastantes de clima e solo, de forma a projetar soluções que atendam grande parte de Goiás. A proposta busca intensificar a produção de grãos, leite e carne bovina.

Nesta segunda-feira, dia 15, acontece o lançamento do projeto. O I Seminário “Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável” tem início às 8h e será realizado no Campus Rio Verde do IF Goiano, com transmissão ao vivo pela internet (http://www.gdc.net.br/futuro).

No período da manhã, especialistas apresentam propostas de implantação e fomento do sistema. À tarde, será realizado o lançamento do projeto. Representantes das instituições envolvidas discursam sobre os desafios e o papel de cada uma delas no projeto.

Projeto

O Organização das Nações Unidas (ONU) indica que caberá ao Brasil produzir 40% da demanda suplementar de alimentos para atender ao planeta nas próximas décadas. Ao mesmo tempo, para cumprir esta meta é preciso ampliar a sustentabilidade dos processos produtivos.

Para tentar propor soluções para esse desafio, o Instituto Federal Goiano (IF Goiano), o Instituto Fórum do Futuro e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) idealizaram o projeto “Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável”, uma proposta baseada na integração ciência, natureza e desenvolvimento, que articula pesquisa e tecnologias às demandas e problemas colocados pelo setor produtivo e pela sociedade.

E a cidade de Rio Verde foi escolhida para ser protagonista desse estudo de caso. Iporá também vai fazer parte do projeto, a partir das pesquisas em integração lavoura-pecuária-floresta.

O projeto conta com parceiros locais e internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Banco Mundial, o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), a Nuffield, a Prefeitura Municipal, o Sindicato Rural de Rio Verde, a Comigo e a Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial).

I Seminário “Rio Verde, Capital do Futuro Sustentável”
Data: 15/05/2017
Horário: 8h-12 e 14h-17h30
Local: IF Goiano – Campus Rio Verde

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas