Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

O prefeito, a piscicultura e apoio por geração de riquezas e empregos

“Vamos fazer tudo que for possível por parte da Prefeitura para que a piscicultura seja implementada no nosso município”. A afirmação foi do prefeito de Iporá, Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB), no evento deste sábado, 21, no Lago Pôr-do-Sol, no I Encontro de Piscicultura e Gastronomia da Região do Oeste Goiano. O prefeito apresentou no evento a retroescavadeira que a Prefeitura agora tem para as escavações de tanques em propriedades rurais. Danilo Gleic mostra entusiasmo com esta possibilidade da criação de peixes passar a ser fator de geração de riquezas e empregos no município de Iporá.

Piscicultura e gastronomia foram assuntos que pela primeira vez mereceram uma reunião organizada pelo poder público. A Prefeitura de Iporá aproveitou a oportunidade em que estava organizando a quinta edição do programa Prefeitura em Ação para enfocar também a piscicultura, uma prática cuja perspectiva é de que faça da região de Iporá um pólo para esta alternativa econômica.

Sob tendas, foi feito o evento ligado a criação de peixes. O prefeito Danilo Gleic Alves dos Santos (PSDB) recebeu em Iporá o senhor Paulo Roberto Pereira, do Ministério da Pesca, em Brasília. Ele ocupa uma das superintendências do Ministério. Aos iporaenses, na presença de políticos e pessoas já ligadas à piscicultura Paulo roberto Pereira falou sobre essa atividade econômica que é de know how fácil de ser assimilado, que encontra em Goiás muitas águas, clima adequado e cujo mercado financeiro é amplamente favorável, já que Goiás é importador de carne de peixe e o próprio Brasil é um país que também importa o pescado. Com essas informações, o superintendente do Ministério da Pesca estimulou os da região a realmente fazer investimentos na piscicultura. Ao prefeito Danilo Gleic o senhor Paulo Roberto Pereira disse que o Ministério tem muitas verbas disponíveis para apoiar todos que queiram aderir ao negócio do peixe.

No I Encontro de Piscicultura da Região do Oeste Goiano o prefeito Danilo Gleic contou com as presenças de Naçoitan Leite (líder político), Duílio Siqueira (presidente da Câmara) e alguns outros vereadores, secretários municipais, Henrique Paixão (diretor da AGEL) e algumas lideranças da comunidade. Entre os que se interessam por piscicultura, estava presente o senhor Carlos José Alves, do município de Arenópolis. Ele já é um piscicultor com boa produção. Além dos tanques escavados em sua fazenda, iniciou um trabalho de parceria com o empresário Sevan Naves, da PCH Mosquitão. Nesta parceria eles iniciaram o uso das águas do lago da usina para a aquicultura, que é a criação de peixes em tanques submersos. Para tanto, foi criada a empresa Treefish, que paulatinamente vai estar colocando os tanques submersos nas águas do lago com a criação de tilápias, o peixe de carne nobre e muito bem aceita no mercado.

Carlos José Alves e Sevan Naves planejam para Iporá dois empreendimentos que complementariam Iporá como pólo de piscicultura: uma fábrica de ração e um frigorífico de peixes. O prefeito Danilo Gleic tem dito que será possível ceder terreno para esses empreendimentos. Com fábrica de ração, frigorífico e mais os lagos das PCHs, haverá águas e muitas condições apropriadas para a região de Iporá se tornar um grande pólo de piscicultura.

Encontro de Pisicultura


Entrega de retroescavadeira para escavação de tanques


Paulo Roberto, do Ministério  da Pesca, em orientações para iporaenses

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas