Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Palestrante incentiva plantio de mandioca para fabricação de cerveja

Fábio Pereira, da Ambev, falou a um público interessado em plantar produto com venda assegurada

Fábio Ferreira, que é engenheiro agrônomo e há 9 anos funcionário da Ambev, passou pela região do Oeste Goiano, nesta quinta-feira, 19, com duas palestras proferidas para produtores rurais. Esteve em Moiporá, com palestra às 10 da manhã, no salão do Centro de Convivência, e às 14 horas estava em Iporá, no Salão Santa Gema. Em ambos os locais o foco foi o incentivo para que produtores rurais plantem mandioca com objetivo de comercialização para a Ambev, a fim de esta sirva como matéria prima para a fabricação de cerveja. 

O representante da Ambev visitou as duas cidades acompanhado de técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Assistência Rural (Emater), que dá seu apoio para turbinar o meio rural nesta linha de produtividade. Também em ambas as cidades contou com apoio de prefeitos: Zé Wilson (Moiporá) e Naçoitan Leite (Iporá). Em Moiporá, estava presente o prefeito do município vizinho de Ivolândia, Valdeson Júnior. Estes administradores estiveram nas palestras hipotecando apoio para este cultivo de mandioca com finalidade industrial.

Significativo número de produtores rurais compareceram nas palestras para ouvir o representante da Ambev, um funcionário que deste muito tempo cuida de projetos sociais da empresa, não só em Goiás, mas também em outros estados. Experiências com sabores diferentes de cerveja já foram feitos pela Ambev também no Maranhão e no Ceará, onde também tem marcas de consumo regional e feitas com matéria prima local. Segundo Fábio Ferreira, a Ambev está criando no país a identificação com sabores regionais para fabricação de cerveja, prática associada ao chamamento de praticantes da Agricultura Familiar, os quais entram com parceria na produtividade da matéria prima. 

O que os produtores de Moiporá e Iporá mais gostaram de ouvir foi de que a parceria com a indústria cervejeira passa por assinatura de contrato futuro com compromisso de venda e compra entre as partes, inclusive, com estabelecimento de preço mínimo para o produto. O preço praticado pela Ambev, de momento, é de pagamento de 817 reais a tonelada de mandioca. O preço mínimo assegurado no contrato futuro é de 450 reais / tonelada.

Fábio Ferreira mostrou aos presentes uma Ambev que quer parceria com produtores rurais, o que faz gerar empregos e renda. Segundo ele, já são 25 municípios em Goiás com adesão para a produção de mandioca para finalidade industrial no segmento de indústria cervejeira. A Esmera, marca da cerveja goiana feita com mandioca, já é realidade de mercado. 

Ele historiou o projeto, citando que para se chegar a um sabor de cerveja goiana, mestres cervejeiros fizeram outras experiências. Antes, foram tentadas cervejas a partir de pequi e jabuticaba. Mas optou-se pela cerveja a partir da fécula de mandioca, pois verificou-se haver neste produto logística mais favorável, além de que o sabor ficou satisfatório. 

A Ambev tem transporte para buscar o produto na lavoura de seu parceiro de negócios, destinando-o à sua indústria, em Anápolis. Recomenda-se o plantio da IAC 12, cultivar de mandioca mais plantada no Cerrado e desenvolvida pela Embrapa e em parceria com outras instituições. Mas Fábio Pereira acrescenta que todas espécies de mandiocas são aceitas na compra. 

Em Iporá, viu-se um público curioso e com muitas perguntas para o palestrante. Apareceu até produtor rural que já tinha mandioca plantada para vender a Ambev. Em Moiporá, o palestrante e a Emater tiveram, além do apoio dos prefeitos Zé Wilson e Valdeson Júnior, também o respaldo da Aproalto (Associação dos Produtores do Alto Rio Claro), que tem a frente o Coronel Almeida. Prevê-se que vai haver os adeptos desta nova alternativa de produtividade rural com venda assegurada.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
1-3
Equatorial Goiás inaugura nova base operacional em Iporá
Screenshot_1
Goiás registra mais de 14 mil novos pequenos negócios
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
1-3
Equatorial Goiás inaugura nova base operacional em Iporá
Screenshot_1
Goiás registra mais de 14 mil novos pequenos negócios