Palestras sobre fruticultura e distribuição de mudas

24/02/2020
uvalter-aparecido-caiaponia05032020.jpg

A Fazenda Vitória e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Moiporá, Ivolândia e Cachoeira de Goiás promoveu no sábado passado, 22, palestras sobre os cultivos de abacaxi e uva. O ato foi seguido também de distribuição gratuita de mudas de frutas.


A ação fez parte do Projeto Empreender com apoio da Associação dos Produtores do Alto Rio Claro e Águia Proteção Veicular. O Coronel Almeida, militar aposentado e produtor rural nesta região, o qual tem disseminado a necessidade de se diversificar a produtividade da região, fez a apresentação dos palestrantes da manhã. Ele lamentou a ausência dos políticos no evento e acrescentou que poderia também ter tido mais participação de produtores. Enfatizou que esta caminhada é de longa duração e precisa de persistência, buscando fazer com que a classe produtora seja mais numerosa e unida, a fim de que assim se apresente diante dos políticos, com força para exigir o que é necessário para incremento da produtividade.


Ambas as palestras programadas foram no Salão Paroquial da Igreja Católica de Ivolândia. A primeira delas, com Uvalter Aparecido Leite, abordou sobre “Abacaxi, do plantio ao consumidor”. Uvalter tem muita experiência em produção de abacaxi, discorreu sobre como esse cultivo sempre teve muito a ver com sua vida. Disse sobre a facilidade de se produzir algo que é de colheita rápida. Uvalter é do município de Caiapônia.



Em seguida, a palestra foi sobre “Ampliação da Uva em Goiás”. Danilo Razia, pioneiro do plantio de uva em Goiás, foi apresentando ao público presente. Mas foi seu filho Anir Razia, que discorreu sobre o plantio de uvas, mostrando muitos conhecimentos sobre um investimento que é mais dispendioso e demorado, mas que é muito lucrativo por muitos anos. Um parreiral tem existência por décadas.


O que achou dessa Notícia?
12 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.