Parceria traz condições de implementar ainda mais a piscicultura

30/06/2019

Triton e IF Goiano firmam parceria na piscicultura




A foto registra o momento dos acertos entre a Triton e o IF Goiano, na presença da doutoranda Hortência Botelho (IFGoiano Iporá), geól Sevan Naves (Triton), tec. Neilton Guimarães (Triton), Prof. Adriano Costa (IFGoiano Rio Verde), tec. Daniel Ohuti (Triton) e Prof.Paulo Alexandre (IFGoiano Iporá).


 A TRITON Energia está apoiando o projeto Conservação de Recursos Genéticos, Melhoramento e Tecnologia de Produção de Peixes Nativos, sob a coordenação do Prof° Dr. Adriano Carvalho Costa do Instituto Federal Goiano, Campus Rio Verde.


O Projeto objetiva tornar o Estado de Goiás referência em produção de peixes nativos pela implementação de bancos de conservação e monitoramento racional dos recursos genéticos, subsidiar a realização de programas de melhoramento genético, identificar os principais problemas sanitários e desenvolver tecnologias aplicadas a aquicultura.


A Piscicultura do lago da PCH Mosquitão, entre Arenópolis e Iporá, inclusive, toda sua moderna logística, será o palco da operacionalização executiva deste importante Projeto para a aquicultura brasileira, notadamente em Goiás.


Deverá ser envolvido o Departamento de Piscicultura da Faculdade de Zootecnia da UEG de São Luiz de Montes Belos, que já mantem vínculo de cooperação com a Piscicultura Triton, e o IFG Iporá.


A presente proposta proporcionará o aumento da produção de peixes no estado de Goiás de forma sustentável, por meio:
a) rastreabilidade genética de espécies de peixes nativos;
b) implementação de programas de melhoramento para realização de seleção e cruzamento para as principais características de importância econômica;
c) estabelecimento de manejo sanitário;
d) aplicação de tecnologias de produção e desenvolvimento de produtos alimentícios a base de peixes de forma que popularize seu consumo por meio da oferta de um produto mais acessível economicamente ao mercado consumidor.

O que achou dessa Notícia?
13 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.