Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Pastoral da Terra faz planejamento de ações para 2017 na região

Reuniões definem estrategias de acesso à terra

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) planeja ações importantes para este ano de 2017. Este segmento da Igreja Católica que cuida de assuntos fundiários pretende continuar com as suas ações pela reforma agrária, incentivando a agroecologia, em defesa do cerrado, dos direitos e combate ao trabalho escravo. Para 2017, há um planejamento de ações.

Segundo dirigentes, ligados a Diocese, os caminhos percorridos até agora valeram a pena. Eles avaliam a equipe ao observar os avanços da Economia Popular Solidária, da reforma agrária, que mesmo em meio a muitas dificuldades, tem percebido possibilidades de crescimento.

A CPT nesta região Oeste de Goiás acompanha de perto os seguintes grupos de assentados: Pe. Nilo Iporá e Amorinópolis, Canudos (Palmeiras) e Bandeirante (Baliza), Acompanhamentos Esporádicos: a Furninha, Nascente São Domingos, Cana Verde, Pe. Galileu e Acampamentos (Luta pela Terra).

Para este ano serão realizados encontros sobre reforma Agrária, para esclarecer sobre a realidade, e informar sobre direitos e combate ao Trabalho Escravo e ainda apoio a Economia Solidária e lutar para participar daa XVI Romaria da Terra e das Águas em Itapuranga e no dia 22 de março irão celebrar o dia mundial da Água entre outras atividades.

Mensagem da CPT São Luís de Montes Belos para seguir a caminhada

“Somente com um olhar mais atento, mais profundo, Percebe-se a magia de todas as cores, o Cerrado, Com o fogo, supera suas dores renasce, outra vez, “Para a sobrevivência desse nosso mundo.” Aline Bassoli

A CPT, Comissão Pastoral da Terra, entidade criada em 1975 pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) durante a ditadura, e que tinha objetivo de defender as causas do dos trabalhadores do campo ainda resiste ao tempo pelo Brasil afora, e na diocese de São Luís de Montes Belos, território povoado por muitos assentamentos, acampamentos e pequenas propriedades rurais tocadas pela agricultura familiar.

Neste início de 2017, num relatório de reunião de Avaliação e Planejamento da equipe Diocesana da CPT – São Luiz dos Montes Belos, podemos perceber que continua viva a chama da esperança, acesa durante os tempos difíceis da repressão.

Os agentes de pastorais engajados são muitos, aqui liderados por Lindomar Neres, que reside numa região densa de assentamentos, Caiapônia/Doverlândia, Ir. Dirlene, de São Luís de Montes belos e ainda Leila Cristina, Eloio, Alberto, Pablo, Júnior. A CPT nesta região Oeste de Goiás e parda da Sudoeste busca, a partir da vida- fazer memória, trazer pessoas, comunidades engajadas em causa da Justiça e defesa da vida que experimentam perseguições e incompreensões. Sempre guiados pela Palavra de Deus, que pede e dá atenção aos pobres.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
1-3
Equatorial Goiás inaugura nova base operacional em Iporá
Screenshot_1
Goiás registra mais de 14 mil novos pequenos negócios
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
1-3
Equatorial Goiás inaugura nova base operacional em Iporá
Screenshot_1
Goiás registra mais de 14 mil novos pequenos negócios