Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Produtores querem ação governamental em estrada que corta 2 municípios

Foto da longa estrada da beira do Rio Caiapó, que tem manutenção que deixa a desejar e travessia sobre córregos em condições precárias. Melhor estrada e pontes dariam condições para mais produtividade, inclusive, tráfego de maquinários pesados para cultivo de soja

Uma estrada rural que se inicia a partir da GO-060 e margem direita do Rio Caiapó precisa ter melhor manutenção tendo em vista que atravessa uma área produtiva em dois municípios desta região: Diorama e Montes Claros de Goiás. 

Produtores rurais daquela região procuraram a reportagem do Oeste Goiano para expressarem que entre eles vem crescendo um desejo de que essa longa estrada rural que percorre cerca de 40 quilômetros tenha uma manutenção melhor. Eles reclamam de que nos últimos anos a longa estrada não tem recebido uma boa manutenção, embora seja importante, de muito tráfego e importante para o escoamento de grande produção rural. 

Essa estrada se inicia na GO-060 e segue margeando o Rio Caiapó até sua conexão com a GO-188, que vem de Piranhas, passa pelo povoado de Campos Verdes e cruza o Rio Caiapó, mesmo sem ponte, seguindo na direção do Distrito de Registro do Araguaia. É nas margens do Caiapó e proximidades do povoado que a GO-188 recebe a conexão da longa estrada rural que atravessa os municípios de Diorama e Montes Claros.

Na avaliação dos produtores rurais da margem direita do Rio Caiapó, dentro do perímetro destes dois municípios, a junção destas vias é muito importante para o desenvolvimento deste lado do Estado. No entanto, a estrada rural precisa ter melhor manutenção, inclusive, também as pontes de seu trecho. Entre os produtores rurais tem surgido a ideia de diálogo com os dois prefeitos dos municípios para que a estrada rural tenha um zelo melhor, levando em conta sua característica intermunicipal. 

Os produtores rurais da região estão planejando diálogos com o prefeito Altamiro José de Lima (Diorama) e Vilmar Maciel (Montes Claros de Goiás), no sentido de foco mais zeloso para com esta estrada. Por se tratar de via intermunicipal os produtores chegam a cogitar que o trecho poderia ser alçado a condição de GO, passando a tutela da GOinfra, órgão que tem melhores condições de dar manutenção para os 40 quilômetros da estrada. 

A área servida pela estrada rural já tem pujante produção agropecuária e uma iminente perspectiva de expansão naquela localidade da fronteira de soja, o que vai demandar melhor logística para os produtores. Alguns que já plantam soja no município de Montes Claros escoam a produção rumo a Rio Verde, mas passando por trecho mais distante. Se a estrada rural em questão tivesse melhores condições o escoamento poderia ser feito diretamente rumo ao sul, buscando a conexão com a GO-060. 

Os produtores estão unidos em levar avante essa luta por melhoria da estrada. São muitos produtores envolvidos na reivindicação. A reportagem fez um contato com diversos produtores interessados na melhoria desta estrada. São eles, Jacques (na região do Mutum, município de Montes Claros), o advogado e fazendeiro Claiton Alves dos Santos (município de Diorama), Neusa Tavares e filho Gabriel Tavares, na Fazenda Modelo; José Ataídes Peres, na Fazenda Olhos dágua,  Elivam Alves Arantes, na Fazenda Estrela; Valdeir José Lopes da Silva, na Fazenda Mutum;  Sebastião Rodrigues de Brito, na Fazenda Santo Antônio; Luiz Carlos Marinho, na  Fazenda Rochedo; Maria Elena Lopes Teixeira, na Fazenda Rochedo II;   Uelson Benedito de Coqueiral, na Fazenda Mutum; Cleidisnar Guimarães da Silva, também na Fazenda Mutum; Verediano Evangelista Itacarambi, na Fazenda Mata Grande; Maria Ignês Rotundos Carneiro, na Fazenda Primavera;  Sebastião Alves dos Santos, na Fazenda Goiás;  João Gonçalo, na Fazenda Carreirão; Samuel Peres Faria, da Mutum e ainda os produtores José Renner de Souza Rates e Benivaldo Alves dos Santos. Também no município de Diorama tem os produtores Arthur Barros Filho (Arthurzinho), Flávio Alves Santos, Abelardo Paiva Júnior, Paulo César Falcão Paiva, Ailton Vicente de Souza, Fernando Peres, Juramir Lázaro do Nascimento e Romeu Nogueira. Todos reivindicam melhor zelo para esta estrada. 

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas
touros-de-alta-genetica-2
Iporaenses vendem em leilão touros de 325 mil reais
WhatsApp-Image-2024-04-11-at-06.40
Palestra no IF Goiano vai enfocar inovações no agronegócio
controle-2
Consumo de energia em Goiás aumenta quase 20% este ano
11
Comércio em Goiás registra sexto mês consecutivo de alta
SSSS
Equatorial assina acordos que dão fim a 30 ações civis públicas