SÃO L. DE M. BELOS: Estudantes conheceram projeto de piscicultura no Rio Caiapó

03/03/2018
ueg-de-sao-luis-de-montes-belos03032018.jpg

Instante de vacinação de peixes

A Universidade Estadual de Goiás –UEG, pelo Campus de São Luiz de Montes Belos, buscou a Triton Energia, que também desenvolve piscicultura no lago da hidrelétrica PCH Mosquitão, no Rio Caiapó, na divisa de Arenópolis e Iporá, para propiciar aos alunos a complementação do ensino, aprendizagem prática e aprimoramento em ambiente de trabalho.


A Triton Energia, no seu compromisso social e sempre aberta à comunidade, inclusive, a acadêmica e técnica regionais, aceitou o desafio da proposta de participar na formação técnica aos alunos do Curso de Zootecnia da UEG, permitindo estágios também no seu projeto de desenvolvimento da criação de tilápia, onde utiliza tecnologia de ponta e as mais recomendáveis técnicas de manejo.


Assim, as estudantes Bárbara Palmeira e Beatriz Santos, em estágio não obrigatório, além da formanda Emília Nascimento, em estágio obrigatório, com estudo de caso, participam ativamente neste Projeto, que poderá tornar a região oeste goiana na maior produtora desta proteína mais indicada e consumida mundialmente.


O sucesso deste experimento de criação planejada e orientada de peixe em cativeiro, no sistema de tanques rede, da Triton Energia, já preparada à produção em larga escala, vem despertando interesses de grandes consumidores. Isto poderá tornar esta região em um importante polo produtor do pescado, inclusive, atraindo frigoríficos e as indústrias de ração, que, com a energia hidrelétrica abundante, gerarão demanda de produtos regionais e valiosos empregos diretos.


A Triton Energia, aproveitando os 1.800 hectares de lâmina d´água, dos 5 lagos sequenciados das pequenas hidrelétricas (PCHs), nos rios Caiapó e Bonito, está estimulando os ribeirinhos a também montar suas tilapiculturas, com a sua apropriada tecnologia desenvolvida após 2 anos, nestes rios.


Na visita à Festa dos Muladeiros, o então governador José Eliton confirmou ao presidente da Triton Energia, Sevan Naves e ao Prefeito Naçoitan Leite, a homologação do aeroporto de Iporá, inclusive, para cargas. Isto possibilitará, além de atender ao mercado interno, a exportação do peixe diretamente ao exterior, notadamente, aos Estados Unidos, de onde já veio manifesto interesse.

O que achou dessa Notícia?
5 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.