Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

IVOLÂNDIA: Prefeito insiste em não admitir concursados


O prefeito Fábio Seabra (PPS) tem no Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) um caso que tem a ver com nove funcionários que passaram em um concurso da Prefeitura de Ivolândia no ano de 2012. Esses funcionários foram aprovados, chegaram a ser empossados, mas a partir do início de janeiro foram comunicados do seu desligamento do serviço público.

Estes servidores são os motoristas de veículos leves Rodrigo Inácio Ferreira, Wendel Alves Araújo, Santiago Gomes Neto, Joaquim Pereira dos Santos, Edio Marcos Rodrigues Pereira e Renatto Rezende Vittoi (Odontólogo-PSF), Shávia Rafaela de Oliveira  Bastos (auxiliar administrativa), Ana Raphaela Gonçalves Santos (auxiliar administrativa) e Vanessa Mendes Faria (Auxiliar administrativa). 
Depois de uma decisão da Justiça na Comarca de Ivolândia que ordenou ao prefeito que readmitisse os nove servidores, nem assim ele acatou a decisão, preferindo entrar com recurso no Tribunal de Justiça, de onde se aguarda decisão. Na primeira instância foi imputado que os servidores fossem readmitidos em 24 horas e que o descumprimento implicaria em multa de 300 reais por dia. 
 
Os servidores relatam que na cidade goiana de Quirinópolis houve fato semelhante, onde juiz local também ordenou a readmissão dos demitidos, concedendo liminar em mandado de segurança e garantindo os direitos dos servidores. O prefeito Fábio Seabra suspendeu os trabalhos de servidores que tomaram posse em 2012, na sétima chamada de Concurso Público Nº 001/2009, que teve suas provas realizadas em 25 de abril de 2010. Na Câmara Municipal, onde o prefeito tem maioria de vereadores, foi feita uma sessão para revogar a Lei Municipal 073/2012 que convocou os últimos concursados no final do ano passado. 
        
Servidores se dizem humilhados
A história tem rendido humilhações aos servidores. Rodrigo Inácio Ferreira, um dos que reclamam seu emprego na Justiça e que tomou posse em dezembro, conta que foi surpreendido, ao lado de outros concursados, quando, em 2 de janeiro, viu-se afastado de seu cargo e de suas funções. “O prefeito fez uma reunião geral com todos os servidores na manhã do dia 2 de janeiro, dizendo-se prefeito de toda a comunidade de Ivolândia, e convocando para um grande trabalho pela cidade. Mas às 13 horas, quando fomos trabalhar, nossos nomes já não estavam na chamada da secretaria de Obras”, relata Rodrigo. 
Segundo o servidor, o secretário Valternir Vieira, dos Transportes, pediu que os concursados se dirigissem ao departamento de Pessoal da Prefeitura, onde foram informados que, de fato, não estavam na relação de servidores e que, se quisessem, procurassem o Ministério Público. O promotor José Eduardo Veiga Braga Filho orientou os concursados para que se apresentassem normalmente para o trabalho, todos os dias. Assim fizeram, mas surgiram os constrangimentos: “Viramos piada para a cidade, sendo humilhados e sem poder trabalhar”, conta Rodrigo Inácio, “e o próprio prefeito pediu que a gente deixasse de comparecer ao serviço, até resolver a questão, sem prejuízo da folha de pagamento”, afirma.
Como o diretor de RH da prefeitura, Sandro Messias, alegasse que não havia documentos que comprovassem sua contratação, os integrantes da sétima chamada do concurso (quatro motoristas, um tratorista, um odontólogo e três auxiliares administrativos) entregaram-lhe toda a documentação relativa ao concurso juntamente com os documentos de posse e suas fichas funcionais, a mesma documentação entregue ao Tribunal de Contas dos Municípios, por ocasião da posse em dezembro. “Tudo isso é uma grande injustiça”, diz o vereador Renato Pereira, para quem a ação do prefeito tem cheiro de perseguição política: “A briga do prefeito Fábio nada tem a ver com folha de pessoal, mas com o prefeito anterior e também comigo, que fui presidente da Câmara quando se realizou a sétima chamada do concurso”, afirma o vereador.
A reportagem do Oeste Goiano procurou o prefeito para que ele se manifestasse sobre o assunto, contando as razões para não admitir os 9 concursados. Telefonamos na Prefeitura na manhã de segunda-feira, 6. O prefeito tinha viajado para São Luís de Montes Belos. Quem nos atendeu (Célio, um dos assessores) disse que retransmitiria ao prefeito o recado e que ele entraria em contato com a redação para mostrar sua versão dos fatos. Isso não foi feito até agora. O espaço está aberto para sua manifestação.

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-03-27-at-16.52
Produtores em região rural reclamam da Equatorial
WhatsApp-Image-2024-03-21-at-12.44
Assembleia Legislativa homenageou iporaenses com Comenda
WhatsApp-Image-2024-03-20-at-05.28
Bombeiro salva vida de criança engasgada e sem respiração
mutirao-da-equatorial
Equatorial leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia
palestra-de-logosofia
Nesta sexta-feira tem palestra gratuita sobre a educação de filhos
WhatsApp-Image-2024-03-27-at-16.52
Produtores em região rural reclamam da Equatorial
WhatsApp-Image-2024-03-21-at-12.44
Assembleia Legislativa homenageou iporaenses com Comenda
WhatsApp-Image-2024-03-20-at-05.28
Bombeiro salva vida de criança engasgada e sem respiração
mutirao-da-equatorial
Equatorial leva Mutirão Pelo Cliente Todo Dia
palestra-de-logosofia
Nesta sexta-feira tem palestra gratuita sobre a educação de filhos