Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Palestra de Delúbio Soares traz reflexão crítica para caiaponienses

Ele abordou o cenário o cenário atual e futuro do pré-sal. Para debater o tema, professores e acadêmicos  o receberam, quando fez uma revisão histórica do petróleo brasileiro, abordando a parte legal nacional e internacional. O Ciclo de Palestra do Campus Caiapônia despertou muito interesse em um auditório lotado.
Delúbio Soares de Castro é goiano de Buriti Alegre  e um dos protagonistas do escândalo do mensalão. Formado em Matemática pela Universidade Católica de Goiás, trabalhou como professor nos colégios Bandeirantes, José de Alencar, Ateneu Dom Bosco e Lyceu de Goiânia, tendo ficado conhecido nacionalmente como o tesoureiro do Partido dos Trabalhadores.
Antes de ser o tesoureiro do PT, Delúbio foi também sindicalista e tesoureiro nacional da CUT. O professor coordenou as campanhas presidenciais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 1989, 1998 e 2002.
Após a palestra, foi aberto espaço para perguntas e como não poderia ser diferente, pelo histórico do palestrante, também foi abordada a política brasileira, bem como as denúncias que pesam sobre Delúbio Soares.
O palestrante respondeu a todos os questionamentos e inclusive detalhou a estratégia de defesa da banca de seus advogados.
Diretor do Campus Caiapônia, Alberto Barella Netto diz que a iniciativa foi bastante pertinente, visto que, “a função da academia é provocar uma reflexão crítica dos seus acadêmicos, onde nem todos concordam com a posição do palestrante. Mas, esse é o nosso papel, principalmente para os acadêmicos de Direito aonde para um mesmo assunto existem diversas correntes.”
Nébio Jean Carlo, professor do Campus, também concorda e acrescenta que com debates como esse a universidade dá a oportunidade de os alunos exercitarem o senso crítico, o que é também uma responsabilidade da academia: proporcionar a discussão e estimular uma formação mais crítica.
“Acredito ser de fundamental importância para o acadêmico, a oportunidade de participar de palestras em que temas de grande relevância nacional são abordados. Principalmente quando o palestrante é uma personalidade de nível nacional, como é o caso do professor Delúbio Soares que fez parte da cúpula administrativa de nosso país, onde foi abordado à questão do Pré-Sal brasileiro e a polêmica relacionada aos estados que pretendem de maneira absurda levar todos os lucros referentes ao petróleo, que na realidade é de todos os brasileiros”, completa a acadêmica Lázara Amalia Oliveira Maia.
Para a acadêmica Jéssica Moraes da Silva Couto foi de grande importância o fato de conhecer um pouco mais sobre a questão do Pré-sal brasileiro. “Fico muito feliz em saber que o Brasil vem se tornando uma potencia econômica mundial e que o petróleo brasileiro é um dos principais motivos para essa mudança e tem impulsionado nossa economia. O professor Delúbio Soares foi muito feliz em suas colocações, esclarecendo nossas dúvidas e me sinto muito satisfeita em participar de uma palestra onde o palestrante é alguém tão gabaritado.”
O acadêmico de direito João Alves Santana, diz que “a importância de ouvir Delubio está no fato de poder ver de perto a versão de quem foi amplamente chacoalhado pela mídia nacional. Uma grande oportunidade de conhecimento para quem pretende atuar como operador do Direito. Pude comparar de forma precisa o que ele fala, com o que dizem a seu respeito e o que a sua própria psicologia expressa”.
Rodrigo Ferreira, que também é acadêmico de Direito, elogia a iniciativa. “É com grande felicidade que vejo a oportunidade que a Fesurv – Campus Caiapônia, tem dado a nós estudantes, quando trazem para o município pessoas que fazem parte do mundo político e econômico do nosso país. É uma oportunidade ímpar o fato de debater um tema como o Pré-Sal brasileiro com um homem que foi o responsável direto pela eleição do presidente da República de nosso país em duas oportunidades. Delúbio Soares  falou sobre a relevância dessa conquista para todos nós brasileiros e de como é importante lutarmos para defender nossas riquezas”. Fotos: O Mais Positivo (Delúbio fala aos acadêmicos e palestrante entre prefeito de Palestina, Eduardo Talvani e Alberto Barela, diretor do Campus da Fesurv em Caiapônia).

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

emprego
Empresa com vaga para estoquista e atendente de balcão
karlos-
Karlos Cabral traz a oportunidade de emissão de carteira de identidade
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-06.07
Pesquisadores de faculdades receberam homenagens
emprego
Empresa com vaga para estoquista e atendente de balcão
karlos-
Karlos Cabral traz a oportunidade de emissão de carteira de identidade
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-06.07
Pesquisadores de faculdades receberam homenagens