Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Professora fala de um novo tipo de trote: aquele que mostra aos universitários o valor da solidariedade

Débora Sirno Santos, professora na Faculdade de Iporá, neste início de ano letivo, mostra que aquele trote brutal aplicado em calouros fica para trás… Ele mostra uma nova prática. Leia texto da professora:

TROTE SOLIDÁRIO 2010/1

“O Papel da Academia no Despertar da Consciência Solidária”

O Trote Solidário é um projeto de extensão que a Faculdade de Iporá em parceria com a Associação Filantrópica Montes Belos Solidária – AFMBS – a realizar-se no primeiro semestre de 2010. A ação solidária é uma atitude que se efetiva por meio de parcerias, compreensão e boa vontade da comunidade que a promove. Dessa forma, objetiva-se a arrecadação de alimentos não perecíveis, entre os acadêmicos da Faculdade de Iporá e a comunidade em geral para distribuição em unidades assistenciais da região.

Trote estudantil (ou simplesmente Trote) é uma tradição brasileira, que consiste em um conjunto de atividades, que podem ser leves (brincadeiras) ou graves (humilhações ou agressões). Costuma ocorrer nos dias de calourada (que acontecem no início de um semestre ou ano letivo) em escolas, faculdades e universidades pelos estudantes mais antigos (denominados veteranos) nos recém-chegados (denominados calouros). Porém o trote também costuma acontecer na escola depois da calourada, principalmente nos calouros que não compareceram à ela.
E é freqüente também, mesmo depois da época de calourada, trotes fora da instituição de ensino, principalmente em casas de república (onde dormem juntos os alunos que vieram de outras cidades), uma vez nestes locais a escola ou universidade não tem controle e não pode emitir ocorrências ou execuções.

Nos últimos anos, mortes provocadas por trotes violentos levaram a uma condenação formal deste tipo de ritual. As instituições de ensino tentaram eliminar ou amenizar sua prática, através do endosso mais ou menos tácito ao chamado “Trote Solidário”. São assim denominadas as atividades assistencialistas, organizadas geralmente pelos centros acadêmicos universitários, e que envolvem a coleta de alimentos não-perecíveis, roupas, brinquedos, livros doados posteriormente para creches, asilos e orfanatos, bem como campanhas de doação de sangue para hospitais e centros de saúde.

O Trote Solidário passa a ter como finalidade desvincular o trote tradicional dos atos de humilhação e violência que a ele aderiu nos últimos anos, transformando-o em uma ação solidária de fraternidade, respeito e alegria, porém não deixando de lado seus principais valores: o rito de passagem que envolve interação entre calouros e veteranos, pretendendo agregar valores não apenas aos calouros que participam da programação, mas aos veteranos e à sociedade, visando também ajudar a comunidade à qual a Faculdade pertence. Essa iniciativa é essencial para formar e despertar a consciência do aluno para o mundo exterior e levá-lo a tomar conhecimento dos problemas que afetam diretamente as pessoas de sua comunidade.

PERÍODO DE ARRECADAÇÃO – As atividades das arrecadações do Trote Solidário ocorrerão no período de 01 a 29 de março de 2010.
Como forma de incentivo a FAI, designará para cada turma um professor como padrinho/madrinha. Este padrinho/madrinha é quem irá buscar formas de motivar a arrecadação entre os acadêmicos. A arrecadação deste semestre constará de alimentos não perecíveis. A meta individual por aluno consiste em cinco quilos de alimento, sendo formado pelos itens: arroz, feijão, óleo, açúcar e macarrão, os quais serão pontuados e a turma que mais arrecadar ganhará o trote e fará mais pessoas carentes felizes.

As turmas que atingirem a meta de cinco quilos de alimento por aluno receberão 20 horas para atividades complementares. Ainda para o Banco de Talentos serão  30 pontos para a participação individual, 30 pontos para a participação coletiva- turma que ficar em 2º lugar e 50 pontos para a turma vencedora – 1º lugar

DISTRIBUIÇÃO – As doações serão entregues à AFMBS em solenidade oficial de encerramento do Trote Solidário com a presença de autoridades, coordenadores, funcionários e alunos da Faculdade de Iporá, autoridades civis e comunidade em geral, onde será divulgada, também, a turma campeã em arrecadação que receberá a premiação. A AFMBS terá a responsabilidade de realizar a distribuição para entidades e instituições de Iporá e região cadastradas dos municípios de origem dos alunos matriculados na Faculdade de Iporá.
Ajude-nós, ajudar a quem precisa mais do que nós!! O pouco que não lhe faz falta, poderá ser a única coisa que “seu irmão” terá para comer!

Pontos de Coleta: Jóias Pramar.
Informações retiradas do Projeto TROTE SOLIDÁRIO 2010/1, da FACULDADE DE IPORÁ – FAI, ajustado pela professora e madrinha do 2º Período de Administração e Ciências Contábeis – Débora Sirno Santos (Graduada em Administração pela UCG, Especialista em MBA em Recursos Humanos pela Faculdade Uni-Anhanguera e Especializando em Gestão Estratégica em Educação na FMB).

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

emprego
Empresa com vaga para estoquista e atendente de balcão
karlos-
Karlos Cabral traz a oportunidade de emissão de carteira de identidade
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-06.07
Pesquisadores de faculdades receberam homenagens
emprego
Empresa com vaga para estoquista e atendente de balcão
karlos-
Karlos Cabral traz a oportunidade de emissão de carteira de identidade
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-14-as-06.01
Gilmar Henrique e Sérgio Barros são recebidos como membros da Maçonaria
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-18.28
Bombeiros agem no domingo em salvamento aquático
WhatsApp-Image-2024-03-31-at-06.07
Pesquisadores de faculdades receberam homenagens