Acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Iporá_ FAI realiza visita em aula campo na cidade de Goiás

07/06/2019
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No dia 01 de junho de 2019, os acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Iporá_ FAI, realizaram uma aula prática na cidade de Goiás. Esta atividade pedagógica foi proporcionada pela professora Me. Vânia Gomes, que ministra a disciplina de Prática e Pesquisa Pedagógica no curso de Licenciatura em Pedagogia da FAI. O momento de aula prática, aconteceu por meio de parceria com o professor da rede municipal de educação da cidade de Iporá Willian Gonçalves, que atuou como guia turístico naquela cidade, uma vez que Willian é artista plástico e estuda e produz sobre aquela cidade e as pinturas da artista de Goiás Goiandira do Couto.


Para a realização deste momento de aula prática, foi pensado em um roteiro cultural na Cidade. O primeiro momento aconteceu uma visita ao Campus da UEG na cidade de Goias, Cora Coralina, o qual houve a apresentação do campus para os acadêmicos do curso de pedagogia da Faculdade de Iporá, em seguida, aconteceu um momento de fala sobre os cursos de graduação e especializações que são ofertados e uma conversa sobre a crise e o mal-estar que os cursos de licenciatura tem passado.


Sobre proporcionar aulas fora do ambienta da sala de aula, é importante colocar que: As viagens pedagógicas são tendências na educação. Muito além do que se aprende em uma aula, vivenciar aventuras e dividir espaços e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. O acadêmico pode assim, associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e divertida.


As excursões pedagógicas ajudam na formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes para enfrentar o amanhã. A visita pedagógica supervisionada contribui no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. De maneira geral contribuem para a socialização dos educandos e facilitam a aprendizagem.


As diretrizes de formação do Curso de Pedagogia requerem que se crie condições de atendimento das especificidades dos diferentes contextos educativos (escolar e não escolar), buscando viabilizar as diferentes configurações institucionais que existem e que podem vir a existir. A exigência de um profissional multidisciplinar, cuja formação o prepare para desenvolver suas atividades em diferentes níveis do ensino, e cujo conhecimento lhe permita realizar um trabalho articulado entre as diferentes áreas disciplinares e técnicas do contexto educativo, independente do fato que sua atuação seja ou não concentrada em alguma dessas áreas, é pressuposto básico do eixo curricular formativo do Curso.


O presente projeto visa conhecer, apreciar e estudar as diversidades culturais tendo como embasamento estudos realizados anteriormente, servindo como referencial e ponto de partida a resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006 que traz assim: art. 2º As Diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia aplicam-se à formação inicial para o exercício da docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, e em cursos de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar, bem como em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.


§ 1º Compreende-se à docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios e objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.


Conhecer sobre o contexto histórico e cultural em um processo prático é previsto e necessário para o acadêmico do curso de pedagogia, lhes oferecer uma educação diferenciada, objetiva e de qualidade, buscamos sempre os privilegiar da prática e atendendo ao que é necessário para o futuro profissional de educação. Para cunho de exemplificação específico, deixa-se evidente também que na ementa das disciplinas de práticas e pesquisa pedagógica é cobrado conhecimentos teórico e prático:


“Componente curricular de natureza teórico-prática conduz ao conhecimento da realidade da escola e da sala de aula, com foco em atividades de observação e reconhecimento das condições facilitadoras do processo de aprendizagem. Articulação das diferentes práticas numa perspectiva interdisciplinar. Análise e caracterização do espaço escolar em face das necessidades dos alunos” (EMENTA DO CURSO DE PEDAGOGIA FAI, 2019).


O referido projeto foi pensado para atender a necessidade de atividades práticas supervisionada das disciplinas de prática e pesquisa (APS), um requisito da Faculdade de Iporá (FAI) em algumas disciplinas, exigindo 20 horas de atividades práticas supervisionadas (APS). Diante da exigência, foi elaborado esta proposta de visitar a cidade de Goiás pela professora das disciplinas de prática e pesquisa da Faculdade de Iporá, tendo em vista que beneficiará e contemplará todas as disciplinas, logicamente que cada disciplina estará encarregada de discutir em sala os temas que deveram ser observados e estudados. Cada lugar contemplado neste roteiro tem um significado especial pensado previamente.


O projeto viagem histórico cultural à cidade de Goiás visa conhecer um pouco da história cultural da cidade de Goiás. Os acadêmicos realizaram pesquisas sobre a origem da cidade, principais aspectos físicos, pontos turísticos, museus, igrejas e artistas locais.
Primeiramente os alunos realizarão pesquisas previstas no planejamento, procurarão levantar questões pertinentes aos conteúdos pesquisados. Aconteceu momentos de seminários para discutir e conhecer melhor sobre a história da Cidade de Goiás, também para que a professora esclarecesse dúvidas levantadas pelos acadêmicos.


O projeto foi um sucesso. Juntamente com os acadêmicos, já existe outras propostas para os próximos semestre, assim, é previsto trabalhar conteúdos de forma multidisciplinar e prática, a fim de adquirir maior qualidade educacional e pedagógica dos acadêmicos do curso de pedagogia da Faculdade de Iporá _ FAI.

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