Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.
Oeste Goiano Notícias, mais que um jornal.

PUBLICIDADE:

Área de saúde pública faz reunião com estrategias para combater Dengue

A Prefeitura Municipal de Iporá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou uma reunião nesta segunda-feira, dia 07 de março, para o enfrentamento das Endemias Dengue, Zika Vírus e Chikungunya para discutir questões relacionadas à prevenção e combate à estas endemias em Iporá e região.

A reunião foi realizada na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Saúde, e estiveram presentes a secretária de saúde dra. Daniela Sallum, os coordenadores de supervisão de endemias, vigilância sanitária, núcleo de vigilância epidemiológica e unidades básicas de saúde, Thayane Soares Sales (secretária ad hoc nomeada), além dos agentes comunitárias de saúde, agentes comunitários de endemias e equipe do NASF, juntamente com a Regional de Saúde Oeste I e Secretaria de Estado de Saúde, e teve como tema principal discutir medidas para combater o Mosquito Aedes Aegypti, no município.

Daniela Sallum, abriu a reunião dando as boas-vindas aos presentes, fazendo uso inaugural da palavra. Expressou sua preocupação em relação as doenças e óbitos ocasionados pelo mosquito Aedes Aegypti no ano de 2017 e as primeiras ocorrências no ano de 2018, tendo em vista os surtos que estão ocorrendo no município e no entorno. Solicitou a intensificação dos agentes nas notificações e imputação de multas. Pediu também a cooperação de todos para combater o mosquito, sendo realizada em escolas atividades sobre o combate ao mosquito, à conscientização da população sobre a limpeza de seus terrenos, bem como as ruas e avenidas do município, inclusive a participação do CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Goiás – na fiscalização de construções no município.

Marcelo Rosa, técnico do Estado de Goiás, falou sobre as estratégias no combate ao mosquito em Iporá. Informou sobre a Lei 13301/2016, referente a adoção de medidas de vigilância em saúde nos casos das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti. Além de chamar os agentes a ter nova postura junto à população para retirar o estigma de preguiçoso ou que não trabalha, vez que não é verdade tais rótulos. Sugeriu utilizar Iporá como modelo para fazer o trabalho integrado com os agentes de saúde e endemias juntamente com a vigilância sanitária. Nesse modelo, primeiramente seria realizar as visitas domiciliares para notificar os riscos e orientar a população sobre a limpeza do lote e as possíveis notificações para aplicação de multas pela vigilância sanitária, preenchendo as fichas de maneira mais completa possível para que a vigilância notifique e/ou aplique multa aos proprietários dos imóveis. Os casos de recusas podem aumentar, devendo mobilizar o Ministério Público para que consigam a determinação judicial para que os agentes adentrem nas casas de quem proibir a entrada nos imóveis.

Foi proposto pela equipe da Regional de Saúde do Estado, que realize visitas com os agentes para orientarem a forma mais completa para as verificações nos imóveis. O objetivo não é lavrar multas em demasiado, mas sim fazer com que as multas mobilizem a população para combater os focos do mosquito Aedes Aegypti.

Célia Barros, Coordenadora da Regional de Saúde do Estado, abriu sua fala alertando a todos sobre o surto no município, bem como a necessidade de manter nossas casas limpas e conscientizar nossos vizinhos e parentes para cada um fazer a sua parte. Wélcio, explicou sobre a planilha que será entregue ao controle de vetores, com a descrição e número dos focos, com nome completo, logradouro preciso, com quadra, lote, bairro e assinatura de 01 (um) agente de saúde ou endemias na ficha. Informou para chegar às casas de forma precisa e mais rápida para visitar o maior número de casas possíveis.

De acordo com o prefeito, que por motivo de viagem a Goiânia não pode estar presente, as ações são muito importantes e a participação da população no combate ao Aedes é essencial. “De fato a importância da participação da sociedade é imprescindível para que estas ações sejam concretizadas, para que haja a união de todos ao enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Se não houver a participação da sociedade não terá o combate”, ressaltou Naçoitan Leite.

 Fiquem atentos! O período chuvoso está de volta, e o mosquito da Dengue entra em ação, vamos continuar firmes junto com a Prefeitura Municipal na luta contra esse mal. Faça sua parte, ajude a combater o mosquito. Colabore também não colocando o lixo em árvores, ou nos Canteiros Centrais, utilize as lixeiras da Prefeitura ou Particulares. FAÇA A SUA PARTE!

Prefeitura Municipal de Iporá…O FUTURO É AGORA!

Compartilhar:

Para deixar seu comentário primeiramente faça login no Facebook.

publicidade:

Veja também:

.

WhatsApp-Image-2024-04-23-at-20.08
Professor João Paulo é autor de publicação internacional
ca-2
Caiado convoca mais 316 professores aprovados em concurso público
ciencia-no-bar
Projeto Paralelo leva eventos do ensino superior ao bar
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-22-as-09.56
Últimos dias para inscrição em evento que discute a educação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima
WhatsApp-Image-2024-04-23-at-20.08
Professor João Paulo é autor de publicação internacional
ca-2
Caiado convoca mais 316 professores aprovados em concurso público
ciencia-no-bar
Projeto Paralelo leva eventos do ensino superior ao bar
Imagem-do-WhatsApp-de-2024-04-22-as-09.56
Últimos dias para inscrição em evento que discute a educação
palestrantes-na-unipora
Palestrantes na Uniporá nesta quinta abordam Direito Penal da Vítima