Aulas suspensas. As do município desde hoje. Quarta-feira, as da rede estadual

16/03/2020
regiane-candidp-coordenadora-de-educacao16032020.jpg

Regiane Cândido, coordenadora de educação, anunciou as medidas neste domingo

O temor diante da disseminação do Coronavírus (Covid-19) chega a Iporá com as medidas adotadas pelas autoridades, agora na área de educação, um segmento que aglomera diariamente muitas pessoas. E como as medidas são para se evitar o máximo possível contato entre pessoas e as aglomerações, chega a educação.


Na rede municipal de ensino as aulas estão suspensas desde esta segunda-feira, 16. Na rede estadual foi planejado dois dias de adequação às medidas. Explica a coordenadora regional de educação, Regiane Cândido, com quem a reportagem conversou, que esta segunda e terça-feira serão dias para que os pais se preparem para férias antecipadas a partir de quarta-feira, 18. No entanto, explica a coordenadora que aqueles que comparecerem nesta segunda e terça às aulas, com sintomas similares aos do vírus, serão impedidos de permanecer nas escolas.


Esta é a determinação: paralisar as aulas, de preferência por meio da antecipação das férias escolares, em todos os níveis educacionais, públicos e privados, de modo a interromper as atividades por 15 dias preferencialmente a partir de 16/03/2020, com tolerância máxima até 18/03/2020, podendo tal paralisação ser prorrogável a depender da avaliação da autoridade sanitária do Estado.


Regiane Cândido, coordenadora de educação, explica que no período as escolas não estarão fechadas. Mas a forma como vão funcionar será assunto de decisão ainda a ser tomada, talvez ainda nesta segunda-feira, 16.
O Campus de Iporá do IF Goiano toma decisão idêntica. Decide suspender as aulas, eventos e demais atividades acadêmicas de 16 a 30 de março de 2020, em todos os campi do IF Goiano, conforme recomendado na Nota Técnica da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O IF vai manter as atividades administrativas até a próxima reunião do Comitê Operativo de Emergência do IF Goiano, prevista para o dia 17 de março de 2020.


A Universidade Estadual de Goiás (UEG) também reagiu para evitar a proliferação do vírus. Estarão suspensas, a partir desta segunda (16/3), as aulas em todas as Unidades Universitárias e Câmpus da Universidade Estadual de Goiás (UEG). A suspensão vale por 15 dias, conforme orientação clara das autoridades sanitárias. A suspensão das aulas pode ser prorrogável, a depender da avaliação das autoridades sanitárias do Estado de Goiás em relação à evolução da COVID-19.


As medidas de saúde chegam a rede particular de ensino. Por exemplo, a direção do Colégio Exato, em Iporá, comunica a toda comunidade escolar que, atendendo à determinação da Secretaria Estadual de Educação, mas principalmente preocupada com a saúde e segurança dos alunos, suspenderá as aulas a partir de quarta-feira, dia 18.03. Segunda e terça haverá aula, período em que o Colégio fará a comunicação oficial para que as famílias se organizem. Porém, os alunos que apresentarem sintomas de gripe devem permanecer em casa.

O que achou dessa Notícia?
13 votos
*As manifestações de internautas não representam a opinião deste jornal e são de responsabilidade de quem as emitiu.

    Comente

    Faça seu Login

    Use sua conta do Oeste Goiano.